05.09.2017

A importância das sonecas para as crianças

Bebês, Cuidados Diários

Você já parou para pensar o quão importante é o soninho do dia para o seu bebê?

Leiam esse texto super esclarecedor sobre a quantidade média de sono diária que um bebê precisa. Mas lembrem-se que cada bebê é diferente, então os números podem variar.

Bebe Sono

Logo que nascem, os bebês costumam passar a maior parte do tempo dormindo, despertando apenas para mamar, trocar fraldas e tomar banho, isso ocorre porque seu sistema biológico está se desenvolvendo a todo vapor e o sono é essencial para que isso aconteça.

Aos 3 meses os bebês já conseguem ficar até 90 minutos acordados, permitindo que os horários das mamadas e das sonecas comecem a se estabelecer e na medida em que os meses vão passando, eles vão ficando cada vez mais tempo acordados.

As sonecas feitas durante o dia são essenciais para um desenvolvimento saudável, elas têm funções muito importantes, pois servem para descansar o corpo e o cérebro do bebê. Vários estudos comprovam que a ausência de sonecas podem provocar alguns distúrbios comportamentais e emocionais nas crianças, sem contar que o aprendizado fica em risco.

Além disso, um bebê que não dorme bem durante o dia, tende a ficar super estimulado e muito irritado no final da tarde e ainda pode atrapalhar o soninho da noite.

É muito importante que você estimule seu filho a tirar boas sonecas pelo menos até os 3 anos de idade, por isso se for colocar seu filho na escolinha antes de completar essa idade, verifique se a escola tem a soneca em seu programa diário. Algumas crianças nessa fase deixam de fazer essa soneca naturalmente.

A tabela abaixo mostra a quantidade média de sono diária que um bebê precisa, de acordo com pesquisas, mas lembrem-se que cada bebê é diferente, então os números podem variar para mais ou para menos, ok?

sono bebê_chegueiaomundo

(Fonte: www.horadosono.com)

Fique atenta a quantidade de horas de soneca que seu bebê está fazendo e incentive boas sonecas! ;-)

 

Anelisa Almeida é Psicóloga, pós graduada em cuidados da família e especialista em sono materno e infantil pelo International Maternity Institute e atua como consultora do sono através do site www.horadosono.com / Contatos: contato@horadosono.com Whatsapp (44) 9954-4951 e FB “Hora do Sono”.

Comentários no Facebook
4 Comentários
  1. […] obs.: Temos uma tabela super útil de tempo de sonecas do bebê no post “A importância da soneca para as crianças“. […]

    Responder
  2. Vanessa Monique 06/09/2017 | 00:31

    Nossa, seu blog é lindinho :)
    Já estou pensando quando a minha baby nascer e também no meu sono neh?! kkkk
    Se puder dar uma passadinha no meu blog. É novo! Vou adorar!
    http://www.mamaecomafeto.wordpress.com
    Ig: @mamaecomafeto

    Beijos Afetuosos!

    Responder
  3. Alessandra 12/09/2017 | 11:03

    Realmente, com sono não se brinca.

    Responder
  4. Sandro Silva 05/10/2017 | 00:22

    Meus parabéns pela matéria,me ajudou na muito vou recomendar para uma amiga que acabou de ter um Bebê e realmente o sono é muito Importante para o Bebê como descrito nessa matéria,trabalho com nesse seguimento de crianças e busco em Blogs matéria para indicar para minhas clientes e esse sera um deles.
    Eu faço um trabalho que acho muito gostoso e amo muito fazer que é metalização de Sapatinhos de Bebe e outros objetos como mamadeiras,chupetas e uma variedades de objetos amo muito fazer esse serviço pois aparece cada Sapatinho lindo e sinto muita satisfação quando a Mamãe vai buscar o Sapatinho de seu filho que esta Metalizado
    bom desculpe me empolguei kkkkk é como eu disse amo trabalhar com itens assim

    Responder
Deixe um comentário