08.02.2017

Como o desenvolvimento dos 5 sentidos influencia as habilidades dos bebês?

Bebês, Cuidados Diários

Com quanto tempo um bebê já sente cheiros, enxerga bem e escuta um barulho? Todos os sentidos são importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Os bebês, apesar de terem capacidade, não nascem prontos para perceber a complexidade dos estímulos que recebem através de seus 5 sentidos, e tem que desenvolver estas capacidades através das experiências vividas.

A nossa parceira pediatra Dra. Danielle Negri preparou esse post super importante explicando tudo sobre o desenvolvimento dos 5 sentidos. Confiram!

Mother With Baby Doing Gymnastics And Fitness Exercises

As experiências se fazem através dos sentidos. O tato, por exemplo, é talvez o mais primitivo dos sentidos, está presente desde 6 semanas na vida intra-uterina. Após o nascimento o bebê vai sentir calor, frio, a textura das roupinhas, sensação ao toque, estímulos que vão criar experiências boas e ruins. Nesta idade a habilidade da mãe em diagnosticar a necessidade do bebê, satisfazendo suas necessidades pode determinar uma criança mais ou menos tranquila e com repercussões no seu desenvolvimento. O ninar do bebê, aconchegado no colo, sentindo outro corpo colado, vai dar paz e tranquilidade. Experiências sensoriais iniciais determinam a possível extensão da sensibilidade tátil e quanto mais estimulados forem os bebês, melhor será seu desenvolvimento sensorial durante a infância. O tato vai possibilitar ao bebê reconhecer o seio materno e a busca do alimento, vai permitir a organização espacial e organização de seu sistema neural.

É o contato com o mundo através dos sentidos que vai criar o aprendizado. Pelo paladar e olfato, o bebê vai conhecendo os sabores e cheiros dos alimentos, formando seus gostos e preferências. Através da audição aprende os sons, reconhece as pessoas, os ruídos, os sons dos brinquedos , interage com o ambiente e adquire uma gama de habilidades que vão se transformar em palavras e posteriormente na linguagem. Pela visão vai conhecer o mundo, as cores, as formas, os lugares e interagir com seu ambiente de forma plena, todas funções imprescindíveis para um desenvolvimento motor e cognitivo adequado.

– Qual a ordem de aquisição das habilidades motoras?

Com 2 meses os bebês geralmente já sustentam a cabeça.

Aos 3 meses o bebê gira na cama e vira de lado.

Aos 4 meses, senta com apoio, rola, gira no berço, passa objetos de uma mão para outra, leva objetos à boca.

Aos 6 meses já senta sozinho.

Engatinha aos 8-10 meses e fica em pé com apoio.

Entre 9 e 12 meses bebe começa a andar segurando em objetos e frequentemente anda sozinho.

– Como e quando acontece o desenvolvimento de cada um dos sentidos?

Tato – Segundo Lise Elliot, neurocientista, o toque é o primeiro sentido a emergir. Embriões com apenas 5 semanas e meia já tem este sentido e até a 12 semana, todo o corpo já sente.

Olfato e paladar– Sentir cheiro começa na 28 semana- no terceiro trimestre o feto já sente cheiro- sentir cheiro vai ajudar o bebe a reconhecer sua mãe após o nascimento. O paladar se desenvolve no terceiro trimestre da gravidez. Ao nascimento bebes já são capazes de distinguir- o que mais gostam que é o doce.

Audição- a partir do terceiro mês da gestação o feto já consegue ouvir o coração da mãe, sua voz , sons e músicas do ambiente. Entretanto o RN consegue ouvir mas não tem resposta organizada – chora aos ruídos ,se move e se conforta com sons suaves. A organização da audição é mais lenta, tanto que aos 4 meses o bebe já vira, presta a atenção e reconhece a voz. Aos seis meses inicia emite sons, “conversa” e interage, mostrando o desenvolvimento do aparelho auditivo.

Visão- Apesar de existirem evidências que o feto tem capacidade de responder á estímulos visuais, a visão é o sentido que tem seu desenvolvimento mais lento. O bebê tem um foco de cerca de 30 cm com pouca capacidade de adaptação, pouco reconhece cores e não tem noção de distancia. Aos 2 meses movimenta melhor os olhos e fixa mais atenção, aos 3 meses  já consegue focar de um lado para outro, perto ou longe e aos 6 meses ainda não coordena bem a musculatura ocular. Com um ano  já distingue as cores e a visão esta mais organizada em profundidade e orientação.

– Por que é importante deixar o bebê andar descalço?

Andar descalço propicia que a criança conheça mais acerca de seu corpo, veja como os dedos dos pés de movimentem e seu cheiro. Estimula as crianças a caminharem e faz com que a criança tenha mais experiências sensoriais, principalmente quando ela pisa na grama, na areia da praia ou em lugares com texturas diferentes. Ajuda na formação do arco da planta do pé, evitando os pés planos.

Alguns estudos mostram que o movimento do bebê através dos pés descalços pode melhorar o desenvolvimento intelectual.

– Como transformar o banho em importante experiência sensorial para o bebê?

A hora do banho é uma momento de alegria e diversão para o bebê. Esse é um momento em que o contato com a temperatura da água quente ou fria, o manuseio de brinquedos próprios para o banho e a experiência de bater na água e ver aquilo tudo se espalhar, tornam a experiência única.

Algumas dicas de brincadeiras podem tornar o momento mais fácil para a mãe e mais feliz para aqueles bebês que não curtem muito o banho como : comprar brinquedos que fazem bolhas (toda criança gosta de fazer bolhas); chuveirinhos temáticos que deixam o bebê mais entretido no banho (em forma de bichinhos engraçados e animais); brincar de “cadê o avião” que distrai muito a criança, principalmente na hora de lavar a cabecinha; macarrão de piscina cortado em pequenos pedaços promove o contato com textura diferente, boiam e fazem muito sucesso.

Outro aliado importante é a presença de um irmão ou irmã na hora do banho. Eles brincam juntos, interagem, jogam água um no outro e tornam o momento muito rico.

– Ter mobile no berço também ajuda? Existe lugar certo para colocar?

Móbile no berço é um excelente item, não só de decoração para o quarto, mas também funcional para o bebê, devido ás suas cores, texturas e diferentes materiais. Apesar de se pensar logo em estímulo visual que existe com as cores e movimentos do móbile, outros estímulos também são explorados.

A estimulação visual é item importante desse acessório. Nos primeiros dois meses de vida, o bebê não consegue focar adequadamente os objetos, fazer contraste e ter percepção de cores, portanto, deve-se explorar o preto e branco. Após essa fase, ele já destingue as cores, a visão vai ganhando contraste e nitidez. Esse é o momento em que as cores vivas e coloridas dos móbiles ganham importância.

O estímulo motor também é muito explorado com o móbile. No começo, o bebê acompanha o movimento com os olhos apenas. Mais tarde a criança já busca, intencionalmente, o contato com o móbile. Um toque nesse móbile produz movimentos que causam profundo alegria e prazer na criança. Portanto, é muito importante que o móbile esteja bem posicionado na linha média do bebê e na altura adequada para que ele consiga tocá-lo.

O estímulo auditivo também está presente no móbile. Hoje em dia, a maioria deles vem com sons e músicas que são excelentes para o relaxamento do bebê. A percepção do som e até a busca da fonte sonora são estímulos muito ricos para o bebê.

Trocar o móbile de lugar de tempos em tempos também é um importante estímulo para que o ambiente e as interações da criança com o que está ao seu redor construam diversas possibilidades de aprendizagem. Isso trará um desenvolvimento cognitivo e social muito mais eficaz para ela.

Desta forma, percebemos que o móbile é um excelente estímulo para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

 

Dra. Danielle Negri é Pediatra/Neonatologista – Médica Supervisora UTI Neonatal Perinatal Barra
Consultório – (21) 2512-8409
daninegri@perinatal.com.br – www.daniellenegri.com.br

Comentários no Facebook
0 Comentários
Deixe um comentário