24.04.2014

Gelatina caseira para as crianças

Bebês, Saúde

Gelatina é uma boa opção para as crianças? Essa receita da nossa parceira e nutricionista Nara Corona sim!

Tudo que é caseiro fica sempre mais saudável e gostoso, né?! Confiram as dicas da Nara e os ingredientes dessa gelatina sem corantes, rica em nutrientes e fácil de fazer:

gelatina

Gelatina caseira para as crianças – por Nara Corona

As gelatinas comuns em caixinha vendidas nos mercados são motivos de orgulho de todo mundo que está fazendo dieta! Normalmente as pessoas falam felizes que no lugar de uma sobremesa elas comem gelatina! Vamos dizer aqui o que falamos para nossos pacientes no consultório:  O que a gelatina tem? Bom, a lista de ingredientes de uma gelatina comum, sabor morango é a seguinte:

Açúcar, gelatina, sal, vitamina C, reguladores de acidez: citrato de sódio e ácido fumárico, aromatizante, edulcorantes artificiais: aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica e corantes artificiais: bordeaux S e amarelo crepúsculo FCF. Não contém glúten, contém fenilalanina.

Análise: Se o açúcar fosse a parte ruim estaria tudo bem, porque o pior mesmo é saber que acima da foto dessa embalagem vem escrito “Para seus filhos”, e ela ainda leva adoçante artificial na composição! Somado a isso, temos corantes artificiais, e um tipo de gelatina (não hidrolisada) que nosso organismo não aproveita como deveria para a síntese de colágeno. Ou seja, como se não bastasse virar líquido ainda na boca, não aproveitamos quase nada dela.

Mas podemos fazer uma gelatina de verdade e muito mais saborosa!!! Vamos lá:

1) Substitua a gelatina em pó de caixinha por 1 colher de sopa rasa de ágar-ágar (extraído de algas);

2) Misture com 2 colheres de água morna para dissolver bem;

3) Após esfriar inclua 1 copo de suco de uva natural orgânico e tenha em mãos um boa opção para o lanche da tarde.

Pode ser adoçado com açúcar enquanto estiver no fogo.  O suco pode ser substituído pelo de melancia ou de tangerina. A ágar-ágar é 100% vegetal e natural e por conter uma boa quantidade de fibras solúveis auxilia no funcionamento intestinal.

Espero que aproveitem essa receita!

Nara Corona é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul /VP Consultoria Nutricional – Divisão de Ensino e Pesquisa São Paulo, é sócia da Consultoria Nutricional Nara&Duda Alimentação Inteligente, administra a fanpage Nara&Duda, atende em seu consultório no Leblon e na Barra da Tijuca, no RJ.
Contatos: naracorona@globo.com naraedudanut@gmail.com Tel: (21) 98836-1994 / 2492-3360 fb: Nara&Duda

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3 Comentários
  1. Tatiane Melo 24/04/2014 | 13:00

    Posso substituir o Agar Agar pela gelatina sem sabor?

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    • Cheguei ao Mundo 26/04/2014 | 11:55

      Pode substituir sim, cerca de 1 colher de sobremesa ou um pouco mais de acordo com a consistência que desejar. Beijos!

      Responder
  2. carolina 14/04/2016 | 11:03

    Gostaria de saber se depois q acrescentarmos o suco ao agar agar devemos levar ao fogo? E em seguida a geladeira? Obrigada

    Responder
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