10.12.2015

Lanches ricos em cálcio para manter a alimentação equilibrada

Bebês, Saúde

Quando os bebês estão apenas à base do leite. não precisamos nos preocupar com opções de lanches. Depois vem as papinhas de frutas, as papinhas salgadas e, aos poucos, o leite vai sendo substituído por refeições comuns.

Já falamos aqui sobre a introdução de alimentos no post As Primeiras Papinhas do Bebê. Após as primeiras introduções, a substituição do leite nos intervalos entre as principais refeições é outra etapa que exige criatividade na busca de opções saudáveis para os pequenos. Conversamos com a nutricionista e parceira do blog, Nara Corona, e ela nos passou 5 ideias de receitas deliciosas e nutritivas. Confiram!

Happy Mother Feeds Funny Baby From Spoon

Crianças têm hábitos diferentes, paladares diferentes, rotinas diferentes e desejos diferentes. Muitas são apaixonadas por leite, muitas depois da fase de amamentação decidem que querem alimentos como os dos pais. Nesse momento, o pediatra e o nutricionista pedem para a mãe e o pai incluírem alimentos ricos em cálcio para dar suporte ao crescimento e desenvolvimento ósseo. Aqui entram nossas sugestões de lanchinhos que podem ajudar muito a manter a alimentação das crianças equilibrada!

1. Picolé caseiro de frutas com leite – Super simples, basta bater as frutas que seus filhos mais gostarem, como banana prata (2 unidades) com 200ml de leite, acrescentar fio de mel (crianças com mais de dois anos). Colocar em forminhas de picolé e levar ao congelador.

2. Danoninho caseiro. Lave bem e higienize ½ caixa de morango orgânico bem maduro, acrescente pote de 200ml de iogurte natural integral, coloque colher de sopa de óleo de coco orgânico e bata. Agora para espessar pode acrescentar folha de gelatina incolor natural, agar agar, banana e até pode usar duas colheres de sopa de farinha de arroz. Bater tudo no liquidificador, encher copinhos pequenos com esse creme e deixar na geladeira para ser consumido em até 3 dias.

3. Mini pizza – Faça em casa super rápido!!!!! Compre pães árabes pequenos, abra eles e passe molho de tomate caseiro com azeite para formar base da pizza. Agora rale queijo, espalhe por cima e acrescente orégano. Leve ao forno por cinco minutos.

4. Sanduíche de ricotta com cenoura – Ricota é bastante ressecada, então para 4 colheres de ricotta acrescente 2 colheres pequenas de requeijão, agora rale cenoura em tiras fininhas e misture para formar essa pastinha. Recheie bisnaguinhas com essa ricotta com cenourinha ralada e sirva.

5. Vitamina verde – Bata folha de couve orgânica higienizada, 150ml de leite, abacate (quarto da unidade grande), mel e gelo. Essa vitamin cremosa é duplamente rica em cálcio.

Fontes mais conhecidas de cálcio são os alimentos derivados do leite, o que é importante lembrar é que os alimentos verde escuros também são riquissimos nesse mineral, então vale incrementar as refeições principais com as folhas para aumentar esse aporte de cálcio.

 

Nara Corona é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul /VP Consultoria Nutricional – Divisão de Ensino e Pesquisa São Paulo, é sócia da Consultoria Nutricional Nara&Duda Alimentação Inteligente, administra a fanpage Nara&Duda, atende em seu consultório no Leblon e na Barra da Tijuca, no RJ. Contatos: naracorona@globo.com naraedudanut@gmail.com Tel: (21) 98836-1994 / 2492-3360 fb: Nara&Duda

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