12.12.2014

O Pai e a Amamentação

Bebês, Cuidados Diários

A presença do pai na fase de amamentação do bebê é super importante!! Principalmente nos primeiros dias em que a mulher começa a amamentar, sabia? É ele quem vai encorajá-la, incentivá-la nessa experiência que, embora natural, ainda é uma novidade.

Vejam esse texto da Dra. Danielle Negri, pediatra, sobre a importância do pai nesse momento tão especial das nossas vidas! Adoramos!

Happy Young Attractive Mixed Race Family with Newborn Baby.

O Pai e a Amamentação – por Danielle Negri

É claro que quem amamenta é a mãe, pois só ela tem o leite. Mas, então, onde entra o pai nessa história?

Este é o melhor momento para o pai demonstrar o amor que sente por sua mulher, que agora é também a mãe de seu filho. Além disso, ele pode aproveitar a oportunidade para estreitar a relação com o bebê. Por exemplo, na hora da mamada, pode pegar o filho no berço ou no carrinho e trazê-lo para a mãe.

Enquanto o bebê é amamentado, é importante que a mãe e o pai conversem, participando juntos do processo.

Depois de mamar, o bebê deve ser colocado para arrotar. Eis aí outra ótima oportunidade para o pai participar da amamentação. Ele pode colocá-lo  no colo, com a cabeça apoiada em seu ombro, na posição vertical, para expelir algum “arzinho” que tenha engolido junto com o leite.

A mãe que amamenta deve descansar, tomar bastante líquido e ter uma alimentação saudável. O pai pode participar trazendo uma água gelada ou um suco saboroso para ela tomar enquanto amamenta. Pode,  ainda providenciar um lanche gostoso para vocês dois.

Se a mulher tirar um cochilo enquanto o bebê estiver acordado, ele poderá ocupar -se  dele, aproveitando a chance de ficar a sós com seu filho e, ao mesmo tempo, deixá-la descansar.

E mais: caso ocorra algum problema na amamentação, é importante que o pai permaneça ao lado da mulher, pois, neste momento, seu apoio é fundamental para que tudo se resolva bem. Então, papai, viu só como a sua participação é importante?!

 

Dra. Danielle Negri é Pediatra/Neonatologista  – Médica Supervisora UTI Neonatal Perinatal Barra
Consultório – (21) 2512-8409
dradani@daniellenegri.com.br – www.daniellenegri.com.br

Comentários no Facebook
1 Comentário
  1. Michelle 12/12/2014 | 14:44

    Oi. Vocês podiam dar sugestões de médicos e medicas em outros estados, além do RJ. Vocês tem leitoras de vários lugares distintos, e para uma mamãe de primeira viagem, a indicação de profissionais como Pediatra é de extrema importante. Eu por exemplo falo de SP, capital.
    Acabei de descobrir que estou gestante (com 4 semanas), e claro, acompanhado os relatos de cada semana da gravidez do site Cheguei ao mundo.

    Responder
Deixe um comentário