10.06.2014

10 alimentos muito Importantes para as Crianças

Bebês, Saúde

Healthy Eating: Diverse Group Children Food Group Baskets High A

 

Cada criança tem um paladar, cada família tem um hábito só seu, cada mãe teve uma preferência especial durante a sua gestação, mas existem alguns alimentos que devemos fazer uma forcinha para que façam parte da vida dos nossos filhos.

Vamos falar um pouquinho sobre alguns deles, e se você achar essa lista muito distante da realidade da sua casa, não se preocupe, metade dela já é o suficiente para um bom ganho na saúde deles!

Veja os 10 alimentos que destacamos com a nossa parceira e nutricionista, Nara Corona, para crianças a partir de 2 anos:

 

MAÇÃ

Uma fruta simples, bem simples, quase toda criança gosta. Rica em um fibra chamada pectina que auxilia no funcionamento do intestino controlando em qualquer situação. Além das vitaminas C e A principalmente, ela é uma fruta que ajuda a hidratar o organismo.

IOGURTE

Ótimo substituto do leite quando a criança não quer mais a mamadeira. Quando são ainda muito pequenos e estão experimentando os alimentos, nem sempre a quantidade de cálcio consegue ser atingida somente com os vegetais verde escuros, por isso ainda é importante incluir 1 alimento fonte de cálcio extra. O iogurte pode ser uma boa opção. Além de tudo são bebidas fermentadas por bactérias que fazem bem ao nosso organismo.

ARROZ INTEGRAL

Excelente fonte de fibras, e minerais, e aminoácidos, com uma boa quantidade de energia extra que ele traz em cada grão.

FEIJÃO

Um dos alimentos mais completos. Nele é possível encontrar fibras, carboidrato e proteína de origem vegetal. Seus “parentes” lentilha e ervilha também funcionam como substitutos.

BRÓCOLIS

Um dos alimentos fonte de cálcio, ferro e fibras, mais bem aceitos pelas crianças. Muito mais do que o espinafre e a couve, mas tão ricos quanto. Seu formato ajuda nessa aceitação e o consumo deve ser estimulado sempre que possível.

PEIXE

Fontes de proteína e de ômega 3, uma gordura essencial para o nosso corpo a qual não produzimos, ou seja precisamos ingerir alimentos fonte para que nosso corpo se beneficie dela. São de fácil digestão, e os peixes brancos são de sabor bastante leve e suaves, que as crianças costumam adorar!

CARNE VERMELHA

Crianças devem ingerir carne vermelha pela quantidade de ferro disponível, mas se a família não tiver esse hábito, elas poderão ser suplementadas se for necessário.

AVEIA

Tem uma quantidade boa de vitaminas do complexo B, e podem ser usados como complementos das refeições sempre que for preciso. Funcionam muito bem com frutas ou batidas em vitaminas.

ÁGUA

A base do nosso organismo é a água, precisamos de água para as células circularem, para elas se comunicarem, para os olhos, o cabelo, para a pele, para a digestão…enfim, para tudo! E com as crianças a atenção deve ser redobrada porque elas desidratam com muito mais facilidade do que os adultos. Hidrate se filho!

OVO

Fonte de vitaminas do complexo B e de colina, uma vitamina da qual o cérebro precisa para funcionar a todo vapor. Além de muito proteína e um gordura excelente para o desenvolvimento da criança.

 

Nara Corona é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul /VP Consultoria Nutricional – Divisão de Ensino e Pesquisa São Paulo, é sócia da Consultoria Nutricional Nara&Duda Alimentação Inteligente, administra a fanpage Nara&Duda, atende em seu consultório no Leblon e na Barra da Tijuca, no RJ.
Contatos: naracorona@globo.com naraedudanut@gmail.com Tel: (21) 98836-1994 / 2492-3360 fb: Nara&Duda

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1 Comentário
  1. Emilia Vessoni 11/06/2014 | 10:33

    Não só para os bebês como para os adultos também =D

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