25.01.2014

Os dentes e a saúde bucal do seu bebê

Bebês, Cuidados Diários, Saúde

A saúde bucal do bebê é um assunto muito importante que sempre gera algumas dúvidas e incertezas nos pais. “É preciso ter algum cuidado antes do primeiro dente nascer?” “Quando nascem os dentes de leite?” “Como escovar os dentes do bebê?” “Devo usar pasta ou não?”

Como essa é uma fase que merece muita atenção, convidamos o Dr. Eduardo Lo’Buono, que é Odontopediatra, para tirar todas as nossas dúvidas aqui.

Confiram o bate-papo que tivemos com ele e sorriam sempre!

 

Dentes_bebê

Quando deve ser iniciada a higiene bucal do bebê?
Muitos profissionais recomendam que a higiene bucal comece antes do primeiro dentinho nascer. A limpeza da gengiva é feita com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada. Na minha opinião, como Odontopediatra e pai, isto não é uma prioridade, tendo em vista que o bebê ainda não tem dentes e a rotina de outros cuidados essenciais como alimentação, troca de fraldas, desconforto por cólica, banho, etc. são tão intensas e mais importantes. Mas deixo as mães à vontade para optar por mais esse cuidado nessa fase.

Com quantos meses costuma nascer o primeiro dentinho e como deve ser a limpeza?
O primeiro dente do bebê costuma nascer na frente, na gengiva inferior, por volta dos seis meses (em média). E nesta etapa a limpeza com gaze ou fralda de pano molhada em água filtrada é muito importante. Basta esfregar levemente na superfície do dente, imaginando que você está desorganizando a Placa Bacteriana (massinha que gruda nos dentes). Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito à rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir.

E a escova de dente? Quando devemos começar a usar?
A época certa de pensar na primeira escova é quando os dentes do fundo aparecem, porque, devido suas reentrâncias, fica difícil limpá-los adequadamente só com uma gaze. A primeira escova de dente do seu filho deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena, que permita alcançar facilmente todas as partes da boca. Existem diversas marcas no mercado com a classificação por faixa etária:  0-2 anos, 2-5 e acima de 5 anos. A pasta ideal para bebês e crianças que ainda não conseguem cuspir deve ser a que não possua Flúor.

Há alguma dica para uma escovação eficiente?
Coloque uma quantidade mínima de pasta na escova, suficiente para formar uma fina camada sobre parte das cerdas (o equivalente a meio grão de ervilha). Escove cada dente cuidadosamente, fazendo suaves movimentos circulares na área em que os dentes encontram as gengivas. Pode ser mais fácil colocar o bebê no colo para fazer uma boa limpeza. Depois de escovar, certifique-se de que seu filho cuspiu todo o excesso de creme dental, mas não enxágue a boca com muita água. Uma criança tem cerca de 20 dentes de leite, e a dentição se completa por volta dos 3 anos de idade.

Quando deve ser a primeira consulta do bebê?
Esta é uma situação que pode variar de acordo com o interesse dos pais. Já atendi casais “grávidos”, que foram em busca de informações sobre os primeiros cuidados com o bebê. O ideal é que a primeira visita ocorra quando os dentes posteriores surgirem, geralmente entre 2 – 3 anos de idade. Digo sempre aos pais que eles são os melhores dentistas para os filhos, desde que façam uma boa higiene bucal e controlem a dieta dos filhos, evitando o primeiro contato com alimentos ricos em sacarose e carboidratos (doces e guloseimas).

“O Sorriso é a Alegria da Alma. Preserve esta Alegria…”

Eduardo Lo’Buono
Odontopediatra  USP-Bauru / Mestre em Odontopediatria UERJ / Doutorando em Odontologia UERJ
Consultório (Copacabana) – Tel.: 2287 -0754  cel.: 99418-6818

Comentários no Facebook
4 Comentários
  1. […] Continue lendo […]

    Responder
  2. elisa 07/02/2017 | 15:38

    amei o blog

    Responder
  3. Nina 02/05/2017 | 17:33

    Encantada com o blog!!!

    Responder
  4. Dirlei 13/11/2017 | 16:48

    Amei o blog, dicas bem importantes.

    Responder
Deixe um comentário