18.03.2014

Quando tirar a chupeta do seu filho?

Bebês, Cuidados Diários

Mother hand giving pacifier to her baby

Qual é a hora certa para tirar a chupeta dos nossos filhos? Muitos pediatras e profissionais de saúde nem recomendam o uso de chupetas, mas há outros que não acham que elas são tão prejudiciais assim. O fato é que o assunto é suuuper polêmico e divide opiniões…

O que ninguém pode negar é que muitas vezes a chupeta acalma as crianças e ajuda demais os pais em várias situações difíceis! Mas é preciso ficar atenta, pois o uso prolongado pode causar consequências sérias para os dentes, respiração e até pra fala. Por isso, se o seu filho usa chupetas, é importante que ele vá largando – no tempo certo – esse hábito.

Segundo a coordenadora pedagógica Heloisa Erlanger, a idade para a retirada da chupeta depende muito de cada criança. “Não existe uma idade certa, mas entre 2 e 3 anos a criança está mais preparada para fazer essa transição.”

Veja algumas dicas para ajudar a tirar a chupeta do seu filho:

    • Primeiro observe a necessidade da chupeta e identifique em que momentos ele mais pede para usar. A retirada da chupeta não deve ser feita junto com outra grande mudança como desfralde ou nova creche/escola.
    • Comece a tirar a chupeta em momentos divertidos em que ele esteja brincando. No início seu filho pode ficar mais choroso.
    • O próximo passo é tirar por completo durante o dia e dar somente na hora de dormir. Crie uma rotina com horários para o uso.
    • Acostume a criança a acordar e guardar a chupeta em uma caixinha ou gaveta.
    • Sempre elogie seu filho quando ele estiver sem chupeta!
    • Alguns dias depois, quando seu filho estiver dormindo, tire a chupeta para ver se durante à noite ele já não necessita mais.
    • Converse com o seu filho e incentive que ele entregue a chupeta em datas específicas que são mais estimulantes (Papai Noel, Coelhinho da  Páscoa, Aniversário) ou troque por algum presente.
    • Quando conseguir que ele aceite entregar a chupeta, nas primeiras noites fique ao lado dele até adormecer, fazendo carinho, contando histórias ou cantando músicas para distrair.

 

É fundamental que a família também esteja preparada para não criar conflitos e agir com calma, respeitando o tempo certo de cada criança.

Comentários no Facebook
2 Comentários
  1. Fernanda Rosa 27/08/2014 | 15:32

    Tirei a chupeta do meu filho Nicolas com um aninho seguindo um truque da vovó, fiz pequenos furinhos no silicone/borracha do bico da chupeta, assim quando ele fazia a sucção o bico murchava assim ele foi perdendo a vontade , jogava fora a chupeta pedia outra que tambem estava furadinha , ele dizia “ta quebada” e assim em 03 dias desistiu da danada! rsr

    Responder
  2. Monique Rabello 13/05/2016 | 15:09

    Eu larguei a chupeta aos 03 anos trocando-a por um jogo que eu queria na época. Minha mãe disse que eu deveria deixar a chupeta na varanda que o papai noel iria passar pra buscar e deixar o tal jogo pra mim. Alguns meses depois me lembro de ter pego a chupeta da boneca pra usar, mas não tinha a mesma graça da de verdade. acho que fui esquecendo com o tempo. rsrsrsr engraçado é que me lembro disso como se fosse ontem.
    A idéia da Fernanda Rosa no comentário acima é muito boa também!

    Responder
Deixe um comentário