Educação dos Pequenos, Mamães & Papais

Estimulando a imaginação das crianças

Você deseja nutrir a imaginação do seu filho? 

Você é um pai ou uma mãe procurando maneiras de aguçar a criatividade do seu filho? Se sim, leia esse texto super interessante com várias dicas da nossa parceira e psicoterapeuta infantil Mônica Pessanha.

Crianças e imaginação andam de mãos dadas. É durante a idade adulta que perdemos o contato com esse rico aspecto de nossas vidas. Mas banir a imaginação da vida pode fazer mais mal do que bem.

É a imaginação que leva a grandes descobertas e inovações. É a imaginação que ajuda as pessoas a criar a beleza no mundo. É a imaginação que dá raízes e asas a todas as coisas novas do mundo.

A imaginação ajuda no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Isso os ajuda a gerar ideias criativas e soluções para problemas.

Ao jogar jogos imaginativos, as crianças usam muitas ferramentas e outros materiais para implementar seu mundo, o que age como um ótimo exercício para o cérebro. Uma das piores coisas a fazer com as crianças é sufocar a imaginação antes que ela possa se desenvolver completamente. Leia para saber mais sobre o quão essencial é a imaginação para crianças.

1- Através das Histórias:

A ficção é uma extensão da imaginação. Quando lemos ou ouvimos histórias, imaginamos cada cena e personagem em nossa mente. O mundo da história ganha vida em nossas mentes. Histórias, portanto, podem ajudar seu filho a desenvolver sua imaginação.

Leia livros, compartilhe histórias que você ouviu na sua infância e narre cenas de suas peças favoritas. Assista filmes juntos e ajude-os a conhecer histórias através de um meio diferente. Deixe sua criança absorver tudo. Mas não restrinjam histórias apenas para ficção. Aproveite eventos históricos, biografias e histórias de liderança e inovação para enriquecer a mente do seu filho.

Ideias:

  • Discuta diferentes cenas em livros e filmes e ajude-os a criar finais alternativos.
  • Invente suas histórias juntos como pais e filhos.
  • Torne-se personagem em um livro / filme e navegue no mundo da história em seu caminho.
  • Leia livros de imagens para pré-escolares. Leve algum tempo observando todas as imagens.
  • Ajude-os a aprender novas palavras, nomes de lugares, explorar a história que eles encontram nas histórias.

2- Através da arte:

Como pais, rabiscos de lápis em suas paredes podem fazer vocês ficarem bravos. No entanto, são as primeiras incursões do seu filho na expressão criativa. Em vez de proibir ou restringir essa atividade, encontre novas maneiras de usar isso para sua vantagem.

Designe uma parede nos cantos profundos da casa para o exercício e ajude seus filhos a entender que a parede é para eles usarem como quiserem. O quanto as crianças e os pré-escolares entenderiam e seguiriam isso é outro assunto. A melhor coisa a fazer é usar tinta acrílica que seja lavável.

Inscreva seus filhos mais velhos em aulas de arte/artesanato. Incentive-os a acompanhá-lo para exposições de arte e museus. Arte ajuda crianças com melhor auto-expressão criativa. Mesmo observar telas pintadas e esculturas podem abrir suas mentes de maneiras surpreendentes.

Ideias:

  • Dê-lhe ferramentas (cores, massa, lama, papel, escovas, etc.) para criar arte e incentivar tais atividades.
  • Abster-se de adivinhar suas criações (você pode adivinhar errado e aborrecer seu filho) e, em vez disso, elogie seu uso de cores ou materiais. Suas árvores podem não parecer árvores e é o melhor para ser apenas um observador.
  • Ofereça-lhe coisas que ele pode pintar. Cartuchos de ovos vazios, caixas de papelão e pequenos vasos de barro atuam como telas excelentes para ajudar seus filhos a usar sua imaginação.

3- Através da Reprodução Física:

Jogue junto com seu filho quando ele estiver no mundo fino, e ele se aproxima de você com um estranho pedido ou informação, concorde com ele se ele falar, há um cisne em seu quarto ou provar o bolo “gummy bear” gostoso que assam.

Ideias:

  • Forneça seus adereços de criança para ajudá-lo a executar suas peças imaginativas. Casacos antigos, fronhas, almofadas, tapetes, caixas e roupas são coisas úteis para tais tarefas.
  • Participem de peças se o seu filho o convidar para ser um personagem. Siga as suas pistas e brinque.

4- Através da Natureza:

A natureza é um excelente professor. Os castelos de lama são o resultado das sensibilidades de design infantil. Desenho de figuras na areia com galhos ou dedos são possíveis porque a imaginação ativa nessas crianças desencadeia projetos em suas mentes. Olhem para um arco-íris, localizem constelações no céu, observem pores do sol, as marés … são todas as maravilhas que ensinarão ao seu pequeno muitas coisas. Um peixe na água, folhas caídas no outono, um novo crescimento na primavera e várias maravilhas da natureza ajudam a abrir novas vistas para crianças de todas as idades. Faça do tempo ao ar livre uma prioridade e incentive seus filhos a brincarem livremente. Mantenha-os a salvo de elementos nocivos, como picadas de insetos, mas não da sua exploração.

Ideias:

  • Planeje visitar santuários de vida selvagem, jardins botânicos e parques naturais e apresentá-lo a novas coisas.
  • Apresentá-lo a um telescópio, livros sobre o universo e nosso planeta.
  • Deixe ele coletar conchas, pedras e seixos da praia e do leito do rio.

5- Através da Curiosidade:

Já dizia o ditado “A curiosidade pode matar gatos”, mas provoca perguntas que levam a respostas. Curiosidade é sobre explorar o desconhecido, mesmo que o desconhecido seja uma lâmina de grama(cuidado!). Tire algum tempo para responder às perguntas do seu filho ou explore respostas juntas. Ajude-os a entender o mundo externo através de seus pensamentos, ideias e criatividade.

Ideias:

  • Pergunte-lhes questões abertas para que possam responder de forma criativa.
  • Forneça ferramentas para satisfazer sua curiosidade. Seu filho ama tigre, ótimo. Agora, organize-o para assistir a um documentário de tigre na televisão. Faça um tempo divertido observando-o e responda todas as suas perguntas.
  • Resolva enigmas juntos.
  • Faça frases de rima.
  • Visite novos lugares.

O único limite para encontrar maneiras de criar a imaginação dos seus filhos é a sua imaginação. Todos nós fomos crianças uma vez. Venha, brinque e explore mais uma vez! Você planeja atividades para desenvolver a imaginação de seus filhos? Adoramos conhecer suas ideias. Deixe um comentário abaixo.

Mônica Pessanha é psicoterapeuta de crianças e adolescentes, mãe da Mel, uma menina que adora desenhar, mantenedora das Brincadeiras Afetivas (Oficina terapêutica entre mães e filhos(as) – www.facebook.com/brincadeirasafetivas
Atende no Morumbi – SP – monicatpessanha@hotmail.com / (11)965126887 e (11)37215430 – Orientação e aconselhamento para pais por Skype.

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo