20.06.2016

Top 5 livros para ler durante a gravidez + 2 dicas extras

Diversão, Educação dos Pequenos, Livros e Músicas, Mamães & Papais

Hoje têm dicas de livros sobre a maternidade para mães e pais que gostam de ler e se informar mais sobre o assunto.

Outro dia no #PapoDeMãeCM que postamos no nosso Intagram @chegueiaomundo levantamos esse tema e recebemos várias indicações de livros interessantes. Alguns já conhecíamos e outros não. Por isso, selecionamos os 5 livros mais votados pelas leitoras para compartilhar aqui também!

Adoramos a troca que temos com vocês nessa coluna, aprendemos muito e recebemos dicas importantes que usamos em nosso dia a dia e nos inspiram para novos conteúdos do blog! ;-) Confiram a listinha e boa leitura!

1) A maternidade e o encontro com a própria sombra – Laura Gutman

A psicoterapeuta, especializada no tratamento de casais e crianças pequenas, convida as mães a um momento de reflexão sobre a responsabilidade de criar um bebê. Ao contrário da maioria dos livros voltados a pais de recém-nascidos, este não é um manual prático; pelo contrário, busca realizar uma análise profunda da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela, além de reformular muitos dos preconceitos sociais sobre maternidade, educação e comunicação entre adultos e crianças.

a_maternidade_e_o_encontro_com_a_propria_sombra

 

2) O Que Esperar Quando Você Está Esperando – Heidi Murkoff,Arlene Eisenberg e Sandee Hathaway

Um dos livros sobre gravidez mais vendido nos EUA, é uma espécie de guia para futuras mamães, com informações desde a fase do planejamento até o pós-parto, com temas como a escolha do médico, os planos de pré-concepção, o parto e os direitos das gestantes, entre outros. O livro também acompanha mês a mês todas as fases da gestação.

o_que_esperar_quando_se_esta_esperando

3) A encantadora de bebês – Tracy Hogg e Melinda Blau

Apontado como um bom livro de consulta após o nascimento, ele tem informações da rotina nos primeiros dias/meses do bebê. O livro traz informações para administrar crises de cólicas, saber se a criança comeu o suficiente, entender por que o bebê não dorme direito, entre outras questões que afligem os pais. Além disso, ajuda a elaborar métodos para fazer com que os pequenos adquiram padrões regulares de sono, comecem a treinar o uso do vaso sanitário e evitem más-criações.

encantadora_de_bebes

 

4) Parto Ativo – Janet Baslaskas

O foco deste livro é com o parto normal e suas variações comuns, uma espécie de guia sobre o assunto.

parto_ativo

 

5) Crianças Francesas não fazem manha – Pamela Druckerman

Pamela é americana e escreve sobre as diferenças culturais de criação do filho na França, desde a gravidez até a educação dos pequenos. Sabendo filtrar o que é aplicável para realidade de cada um, o livro traz dicas e alguns “segredos” dos franceses para criação dos filhos. Capa_Criancas_francesas

 

E além desses, gostaríamos de compartilhar também 2 livros que recebemos recentemente e adoramos:

Deu Positivo! – Juliana Rosenthal

O livro tem de tudo, desde a notícia da gravidez até a chegada do bebê: os exames indispensáveis, as mudanças físicas e de humor, o relacionamento, os preparativos para o parto. Escrito de maneira leve e direta, conta com texto e ilustrações bem-humorados e esclarece as principais dúvidas com dicas importantes para os marinheiros de primeira viagem.

livro_deu_positivo

A vida com crianças – Lulli Milman e Julia Milman

Especializadas em crianças, as psicólogas Lulli Milman e Julia Milman, – mãe e filha, –tomam como base todos os aspectos que norteiam as relações familiares atuais para refletir, levantar questões e, sobretudo, orientar em assuntos que acompanham os pais nesse grande desafio que é criar filhos.
Para ler nos momentos de sossego e consultar na hora do aperto. Alguns temas abordados: Os diferentes tipos de família: as famílias monoparentais, as homoafetivas, as de pai e mãe separados, a família estendida – A guarda compartilhada – Creche, avós ou babá – as vantagens e desvantagens – Chupeta, mamadeira, paninho e o dedo: quando usar e até quando – O pai e a amamentação – O desmame, seja da mamadeira, seja do peito – Dormir: como, quando, onde e com quem – A hora de comer sozinho e os bons modos à mesa – O que considerar quando o assunto é castigo – Déficit de atenção e hiperatividade – A sexualidade infantil – Bullying: como identificar e de que forma agir.

livro_a_vida_com_criancas

Comentários no Facebook
3 Comentários
  1. Tia Lú 20/06/2016 | 19:32

    Muito legal seu site, Fê! Parabéns. Boas dicas.

    Responder
  2. Bruh Sampaio 20/06/2016 | 19:37

    Adorei a dica dos livros… Li a encantadora de bebês e gostei..

    Responder
  3. Tamires Daglio 08/07/2016 | 10:43

    Um livro muito importante na minha vida foi: Mulheres geradoras de vida. Ele vai muito além da maternidade dia a dia, ele vai no espiritual, no íntimo, na reflexão e importância da maternidade! Meu livro preferido!

    Responder
Deixe um comentário