15.10.2013

Enjoos durante a gravidez: o que fazer para amenizá-los?

Saúde, To Grávida

Você está sentindo muitos enjoos durante a gravidez? Confira as dicas da nutricionista Paula Costa Leite e saiba que alimentos ajudam a diminuir o mal-estar típico dessa fase.

woman with a strong toxicosis

 

Enjoos durante a gravidez: o que fazer para amenizá-los? – por Paula Costa Leite

Assim que engravidamos, ficamos tão felizes, emocionadas, ansiosas e cheias de expectativas! Porém, logo nos deparamos com as primeiras dificuldades: os chatos enjoos e aquela vontade louca de passar mal, às vezes muito mal! Isso tudo acontece em função da progesterona, que reduz a motilidade intestinal e a comida demora mais para ser digerida.

Normalmente os enjoos são piores até o terceiro mês e são mais frequentes pela manhã.

Aqui vão algumas dicas para amenizar este problema!

  • Comer de 3/3h em pequenas quantidades, para facilitar a digestão e evitar ficar de estômago vazio;
  • Evitar alimentos com cheiro forte, como temperos picantes, industrializados, frituras e alimentos gordurosos;.
  • Usar hortelã e gengibre para temperar o alimento e para preparar molhos e sucos, pois eles são ótimos ingredientes para auxiliar na digestão;

Dica: colocar folhas de hortelã na salada, macerado com azeite. E o gengibre pode ser batido com uma fruta, no tempero de frango ou peixe.  Ex.: Suco de abacaxi com hortelã e gengibre.

  • Dar preferência a frutas com caldo para evitar desidratação. Ex.: laranja, melancia…
  • Pela manhã, assim que acordar, comer algum alimento sólido, como torradas ou biscoitos salgados, pois ficar de estômago vazio também contribui para o enjoo;
  • Beber bastante líquido ao longo do dia para evitar a desidratação;
  • Evitar deitar-se logo após as refeições, principalmente almoço e jantar.

Infelizmente não existe nada milagroso para cessar toda essa indisposição, mas com essas dicas é possível amenizar os sintomas!

Dra. Paula Costa Leite
Nutricionista Clínica Funcional
Tel: 2220—7323 (consultório)
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4 Comentários
  1. Blog da Marcieli 15/10/2013 | 14:02

    Os meus enjoos começaram quando completei 3 meses e enjoava o dia todo, principalmente de tarde e de noite, antes de dormir. Tomei muita água com gengibre para ajudar. Hoje estou com 4 meses e os enjoos reduziram bastante. Evito tomar leite, pois isso me deixa muito enjoada.

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    • liliane Vaz 19/12/2013 | 12:37

      Oiiii Como faco esta água com gengibre? bato ou coloco um pedacinho dentro, espero um pouco e bebo? Estou gravida de 7 semanas e enjoada demais, as vezes parece que tem algo preso na garganta, sensação estranha..
      Obrigada pela dica, vai me ajudar muito!!

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      • Cheguei ao Mundo 30/12/2013 | 15:40

        Oi Liliane! A água de gengibre e feita colocando raiz de gengibre em rodelas em infusão em uma jarra de água filtrada.
        Pode ser 1 colher de sopa de gengibre picado para 1 litro de água.

        Responder
  2. Nilsilana 10/09/2016 | 19:14

    Olá só uma dúvida!
    Fiquei sabendo que a hortelã não deve ser inserida na alimentação da gestante pq causa aborto. É verdade?

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