25.09.2013

Cuidados com a pele e cabelo na gravidez

Looks e Beleza, To Grávida

Quer ter uma pele livre de manchas durante a gravidez? A Dra.Thatiana Blumenberg, dermatologista, dá todas as dicas! Confira! :-)

Pregnant woman spa, health skin care and beauty of pregnancy.

Cuidados com a pele e cabelo na gravidez – por Thatiana Blumenberg

Durante a gravidez ocorrem muitas alterações hormonais, vasculares e imunológicas. A mulher grávida é um poço de progesterona e nesse período podem surgir manchas escuras (melasma); vasinhos (telangiectasias) e a acne. 

Por isso é importante ter alguns cuidados básicos como lavar bem o rosto e usar um filtro solar que você AME – sim, ele será seu melhor amigo, além do chocolate, pelos 9 meses.

A mulher grávida pode usar alguns produtos no rosto durante a gravidez, mas a gama está restrita! O recomendado é buscar orientação médica assim que souber que está grávida, a prevenção é sempre melhor!!!

Alguns produtos que são liberados:

Para ajudar na prevenção de manchas e estimular produção de colágeno: Improve C espuma (vitamina C em espuma, Dermage);

Para acalmar a pele (evitar vermelhidão e irritação causada pela vascularização): Sabonetes neutros como Green Tea com Acelora (Dermatus) ou Dermotivin Soft em espuma (Galderma).

Para iluminar e estimular renovação celular – Ácidos: Ácido glicólico e azeláico, mas esses devem sempre ser usados sob orientação médica e em pouca quantidade.

Na hora do filtro solar escolha aquele que proteja MESMO, de preferência com FPS bem alto (ISDIN 90 ultra e Heliocare 90 são muito bons e bem secos).

Ah, e uma limpeza de pele seguida de uma máscara hidratante caem super bem!

Quanto aos cabelos, nesse caso a progesterona é bem generosa e eles costumam ficar mais volumosos, bonitos e tendem a cair menos (nem tudo está perdido!!!).

Muitos médicos contra indicam pintar as madeixas. Na minha opinião, a partir do segundo trimestre, afastando um dedinho da raiz não vejo problemas!  E vamos combinar que faz um bem danado para autoestima, né?

Lembro que é sempre muito importante buscar a orientação do seu médico para tirar todas as dúvidas do que pode/não pode.  Mas, se por acaso, você estiver usando alguma substância na pele ou no cabelo que seja “não permitida” durante a gestação, nada de pânico… É só deixar de usar! No mais, “boa hora”.

 

Dra. Thatiana H. Blumenberg
Consultórios: Ipanema (tel.:3322-1038) /Laranjeiras (tel.: 2125-6920) / Barra (tel.: 3385-4597)
thbdermatologia@gmail.com  / Instagram: @THBdermatologia

Comentários no Facebook
2 Comentários
  1. Mariana 25/09/2013 | 10:18

    Vc sabe se o serum 10 da skinceuticals pode ser usado na gravidez? Ele contém 10% de vitamina c e ácido felurico, Obrigada.

    Responder
  2. Andreza 25/09/2013 | 14:55

    Olá boa tarde onde posso encontrar esses produtos citados a cima?!? Aguardo contato

    Responder
Deixe um comentário