12.02.2016

Grávida: Dicas para cuidar da beleza durante a gravidez

Looks e Beleza, To Grávida

Na gravidez, o nosso corpo passa por um turbilhão de mudanças: o seio incha, a barriga cresce, o cabelo e a pele ficam diferentes.

Nessa fase, muitas mulheres se descuidam por acharem que nenhum produto é permitido ou por medo de prejudicarem à saúde dо bebê. Realmente existem muuuitos tratamentos estéticos contra-indicados para grávidas e precisamos ficar atentas, mas também há muitas opções disponíveis e permitidas por aí.

Para pegar algumas dicas de cuidados com a pele e o cabelo na gravidez, conversamos com a nossa querida parceira dermatologista Dra. Thatiana Blumenberg. Confiram!

Pregnant Happy smiling Woman sitting on a sofa and caressing her

Muitas mulheres pensam que durante a gravidez é preciso abandonar todos os tratamentos estéticos. Muita calma, gravidinhas! Nessa hora temos que cuidar – e muito – para que tudo continue lindo. Inclusive a gente! A gravidez é o período mais bonito da mulher! Vejam abaixo os principais cuidados com a pele e cabelo.

Cuidados com a pele:

Para prevenir o melasma, aquela mancha escura que piora com o sol e o estímulo hormonal (lembre-se que na gravidez somos bombas de hormônios), a mulher não pode esquecer de usar um bom filtro solar pela manhã, se possível com de base FPS mínimo 30 e reaplicar, pelo menos, na hora do almoço.

Cremes com antioxidantes tipo vitamina C e E são liberados e indicados na gestação. Cremes com ácido hialurônico e outros ácidos que não o Retinóico também são liberados. Para a acne, géis a base de ácido azelaico também têm indicação. No corpo, a futura mamãe deve usar hidratantes que tenham óleos essenciais como de semente de uva, macadâmia, óleo de oliva, argan ou óleo de amêndoas na barriga, seios, flancos, coxas e glúteos são ótimos para aplicar antes de entrar no banho e um bom creme hidratante após sair.

Os cremes específicos para estrias (indico o Velastisa Isdin) devem ser usados no abdômen com a pele ainda úmida. Mas não esqueça que a genética e o ganho de peso são fatores determinantes para que elas apareçam!

Uma dieta balanceada, beber muito líquido, controlar o peso e fazer de 1 a 2 vezes na semana uma drenagem linfática costuma ser uma boa arma contra a celulite. Nessa fase, por causa da retenção de líquidos, a celulite tende a piorar. Mas lembrem-se que cremes a base de cafeína não devem ser usados na drenagem.

E as madeixas?

Durante a gestação, o aumento de estrogênio faz com que a fase de crescimento dos fios se prolongue, por isso, a maioria das grávidas fica com cabelo volumoso e bonito. Em compensação, os pelos do corpo crescem mais rápido, por isso a depilação costuma ser mais frequente.

Produtos à base de formol e guanidina (usados em alisamentos químicos) devem ser esquecidos. Estão proibidos. Aproveite para caprichar na hidratação com boas máscaras a base de óleos e bons shampoos…você vai ver que depois que o bebê nasce, cabelo solto só é usado em grandes eventos! ;-)

Se cuide! E sinta-se deslumbrante, pois é assim que uma pessoa que gera uma vida no seu ventre deve se sentir!

Consulte sempre o seu médico e a opinião dele sobre os cuidados com a pele e cabelo durante a gravidez.

Dra. Thatiana H. Blumenberg
Consultórios: Ipanema (tel.:3322-1038) /Laranjeiras (tel.: 2125-6920) / Barra (tel.: 3385-4597) thbdermatologia@gmail.com / Instagram: @THBdermatologia

Comentários no Facebook
0 Comentários
Deixe um comentário