25.03.2014

Os 10 alimentos essenciais para as grávidas

Saúde, To Grávida

Pregnant woman with fruit 

O início da gravidez vem acompanhado de muitas preocupações sobre o que podemos comer nesse período. Queremos fazer tudo que está ao nosso alcance para ajudar na formação do bebê e as dúvidas sobre alimentação sempre surgem nesta etapa.

A nutricionista Nara Corona conversou com a gente e selecionou os 10 principais alimentos que contribuem para uma dieta mais rica e saudável para mamãe e bebê. Confira a lista!

1. Ovo – no limite de 1 gema ao dia e sempre muito bem cozidos (até que a clara e a gema fiquem duras), ela contém colina que é um nutriente fundamental para o bom funcionamento cerebral, do bebê e da mãe (o consumo só vai depender dos níveis de colesterol da gestante).

2. Folha verde escura – são ricas em ferro, fibras, ácido fólico, e cálcio! O ácido fólico é essencial nos primeiros meses do desenvolvimento fetal, porque a formação do tubo neural (espinha dorsal e formação cerebral) é dependente dessa vitamina, por isso toda mulher principalmente no início da gravidez faz uso de algum suplemento de ácido fólico. Ele também atua garantindo uma boa circulação sanguínea da mãe, e da placenta (que é através dela que é possível nutrir o bebê), e ainda previne a anemia durante a gestação.

 3. Água – o quanto puder beber ao longo do dia. O aumento do volume sanguíneo da mãe e o meio em que o bebê está se desenvolvendo são dependentes de água. Além de disso, estar bem hidratada, é fundamental para o bom funcionamento intestinal também!

4. Carne branca ou vermelha – essa é uma fase em que a necessidade de proteína é enorme, afinal existe um ser em formação dentro do corpo da mãe.

5. Proteínas vegetais – como feijões, ervilhas, lentilha, grão de bico ou amaranto são alimentos com uma excelente quantidade de proteína, e funcionam muito bem principalmente para as gestantes que não conseguem digerir bem as carnes.

6. Frutas – principalmente as ricas em vitamina A e vitamina C, como a manga, acerola, goiaba, laranja, limão, e kiwi.

7. Fibras – como a semente de chia, o farelo de aveia, e a farinha de amaranto. Além de ajudarem no bom funcionamento intestinal da mãe (que influencia na boa absorção dos nutrientes ingeridos), eles ainda são fontes de minerais importantes e de ômega-3. De preferência, devem substituir os pães brancos e o arroz branco, pelos integrais!

8. Azeite extra virgem – ele é fonte de uma gordura maravilhosa para o nosso corpo, e nossas células são formadas por uma parede de gordura, por isso quanto melhor o tipo de gordura que ingerimos, mais saudáveis serão as novas células fabricadas. Agora pense em um organismo que está em proliferação celular aceleradíssima, é assim que está o bebê, então vamos oferecer a ele as melhores fontes de gordura!

9. Derivados do leite – são ricos em cálcio, mas caso tenha algum tipo de intolerância ou alergia específica, converse com sua nutricionista para te dar outras alternativas.

10. Legumes – são ricos em vitaminas, minerais, água, fibras e carboidratos. Completos, vão dar mais saciedade, nutrindo e ajudando no controle do peso da mãe, sem prejudicar o desenvolvimento do bebê.

 

Nara Corona é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul /VP Consultoria Nutricional – Divisão de Ensino e Pesquisa São Paulo, é sócia da Consultoria Nutricional Nara&Duda Alimentação Inteligente, administra a fanpage Nara&Duda, atende em seu consultório no Leblon e na Barra da Tijuca, no RJ.
Contatos: naracorona@globo.com naraedudanut@gmail.com Tel: (21) 98836-1994 / 2492-3360 fb: Nara&Duda

Comentários no Facebook
1 Comentário
  1. Gizele 16/04/2014 | 21:46

    Concordo contigo…. tão importante quanto cuidar da saude indo a médicos é cuidar da alimentação que comemos,pois esta sera a fonte de alimento da nossa amamentação… vejo muitas pessoas comendo enlouquecidas somente por acreditar que gravidas podem comer de tudo,o que não é verdade né! Devemos nos preocupar com o que comemos e cuidar do nosso corpo, pois ele é a casa do nosso bebezao durante 9 meses! beijos!!

    Responder
Deixe um comentário