09.11.2015

Por que é tão importante beber muita água na gravidez?

Saúde, To Grávida

Que a água é fundamental para a pele e o bom funcionamento do nosso organismo, disso ninguém tem dúvidas. Mas por que ela é tão importante para as grávidas?

Conversamos com a nossa parceira nutricionista, Nara Corona, e ela nos contou que na gravidez todo o fluxo sanguíneo da mãe é compartilhado com o feto, que é nutrido através do cordão umbilical e ao longo da gravidez também pela ingestão do líquido placentário. Por isso, mulheres grávidas precisam aumentar o consumo de água para garantir a saúde da mãe e do bebê, já que a quantidade de sangue circulando no corpo da mãe tem que ser muito maior.

Confiram o texto!

agua_gravida_hidratar

Durante a gravidez o corpo da mulher se adapta a essa nova e mágica situação, da forma mais saudável possível para a mãe e para o bebê. Todos sabem que a barriga cresce muito e que o meio onde o bebê está se desenvolvendo é formado por líquido. O volume sanguíneo da mãe também aumenta muito para nutrir o bebê, e a pele precisa ganhar elasticidade para crescer. Todos esses são fatores dependentes de água, de ótima hidratação!!!

Nessa fase, a sede da mãe aumenta muito. O que é um sinal claro do corpo pedindo mais líquido, porque o bebê está crescendo e a quantidade de líquido amniótico também cresce junto para que ele se desenvolva da melhor forma possível.

A partir de agora, todo fluxo sanguíneo da mãe é compartilhado com o feto, que é nutrido através do cordão umbilical e ao longo da gravidez também pela ingestão do líquido placentário. Para isso, a quantidade de sangue circulando no corpo da mãe tem que ser muito maior, já que ela precisa também formar células sanguíneas para o bebê.

Além disso, a barriga que cresce precisa de elasticidade para que o tecido possa esticar livre de estrias, então a hidratação se mostra fundamental muito mais do que banhos de creme – que também são muito importantes. Acontece que a hidratação é muito mais efetiva de dentro para fora. A pele fica mais bonita, mais elástica, mais rosada!

Beber água então é mesmo fundamental na gravidez? Extremamente fundamental!! Grávidas precisam beber água antes mesmo de sentir sede. Tanto para manter a pele hidratada quanto para o funcionamento perfeito de todos os órgãos. Lembrando que não existe quantidade determinada, cada pessoa tem necessidades específicas que são adaptadas às necessidades individuais.

Para alternar com a água, bebidas como água de coco e sucos de frutas, que têm glicose e minerais, também são muito importantes para melhorar a hidratação, principalmente no calor quando a transpiração é muito grande. A água de coco é o mais natural repositor eletrolítico para hidratação, mas por conter muito sódio deve ser consumida com cautela pela importância do controle da pressão arterial da mãe. Já os sucos de fruta (sempre os naturais!) podem ser ótimos acompanhamentos para os lanches entre as principais refeições, lembrando que frutas mais suculentas como melão, abacaxi e laranja também ajudam muito no verão.

Já os chás, gelados ou quentes, são bebidas muito questionadas. Apesar de naturais, existem parâmetros para a segurança do uso de plantas medicinais que deveriam ser seguidos e que tornam as condições de coleta e de armazenamento pontos críticos (como o plantio próximo a locais onde são utilizados defensivos agrícolas ou mesmo de resíduos industriais). O armazenamento deve ser feito em locais secos e ventilados para que fiquem livres do desenvolvimento de fungos e bactérias. Estudos aprofundados ainda precisam ser feitos para que se determine a segurança do uso de chás na gravidez.

E por fim as bebidas gaseificadas, que por terem muito sódio e açúcar levam a maior distensão abdominal da mãe, com desconforto, aumento da pressão arterial e das taxas de glicose. Por isso, prefira sempre os sucos naturais, e bebidas direto das frutas ao invés das caixinhas, garrafas, saquinhos e pózinhos industrializados.

 

Nara Corona é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul /VP Consultoria Nutricional – Divisão de Ensino e Pesquisa São Paulo, é sócia da Consultoria Nutricional Nara&Duda Alimentação Inteligente, administra a fanpage Nara&Duda, atende em seu consultório no Leblon e na Barra da Tijuca, no RJ. Contatos: naracorona@globo.com naraedudanut@gmail.com Tel: (21) 98836-1994 / 2492-3360 fb: Nara&Duda

Comentários no Facebook
0 Comentários
Deixe um comentário