23.05.2016

Sexagem fetal: Descubra o sexo do seu bebê no início da gravidez

Saúde, To Grávida

Pregnant woman holding a tiny baby shoes on her belly

Você sabia que dá para descobrir o sexo do seu bebê logo nas primeiras semanas de gravidez? Isso mesmo! Nem todo mundo sabe, mas com aproximadamente 10 semanas as ansiosas de plantão podem fazer um exame de sangue chamado Sexagem Fetal para saber se vem aí uma menina ou um menino.

O exame não é nada barato e a maioria dos planos não reembolsa, mas quando a curiosidade fala mais alto muitas mães correm para a Sexagem.

Como funciona o exame?

A Sexagem é um exame de sangue feito com amostra de sangue da mãe e não é nada invasivo. O exame detecta a presença ou não de células com cromossomo Y (masculino) no sangue da mãe. A taxa de acerto é de, mais ou menos, 99%.

Não é necessário jejum ou preparação na véspera do exame.

Atenção: No caso de gêmeos ou mais, o teste identifica apenas se há meninos ou não há meninos. Se o resultado for que não há meninos, você saberá que só espera meninas. Mas, no caso de haver meninos, não dá para saber se há meninas também ou não.

Em quanto tempo sai o resultado?

O resultado demora cerca de cinco dias úteis para sair. Depende do laboratório, mas essa costuma ser a média.

Quanto custo o exame?

Depende muito de cada laboratório. No Rio de Janeiro, encontramos valores entre R$ 450,00 a R$ 660,00.

Vantagens do exame:

A principal é matar a curiosidade! rsrs Mas também tem as decisões de nome que já podem ser tomadas logo e o inicio do enxoval. Sem o exame é preciso esperar até mais ou menos a décima sétima semana de gestação para realizar uma ultrassonografia. E ainda tem o risco de erro e do bebê não estar em uma posição boa para a visualização.

Além da sexagem fetal, há outros exames mais invasivos para descobrir o sexo que não são indicados se não houver algum problema com o feto, e alguns exames de urina mais modernos que também prometem informar o sexo. Mas, comparando todos esses exames, a Sexagem é a mais simples, prática e segura de ser realizada para quem está doido para saber logo se é menino ou menina.

Comentários no Facebook
6 Comentários
  1. Debora 24/05/2016 | 15:41

    Eu fiz a sexagem exatamente no dia que completei 8 semanas. Foi caro mesmo mas não me arrependo nem um pouco pois fui para NY na semana seguinte (qd completei 9 semanas) e o resultado saiu exatamente no dia da viagem e pude fazer meu enxoval por lá. A viagem já estava programada antes da gravidez, então dei muita sorte de dar tempo de fazer o exame. Na próxima gestação farei novamente para matar a curiosidade, não aguento tanto tempo rs

    Responder
  2. Michelle 09/06/2016 | 16:13

    Eu fiz sexagem com 9 semanas, aqui em Novo Hamburgo/RS paguei 280. amei saber logo o sexo, pois já comecei a alisar a barriga e a chamar pelo nome escolhido, no caso EDUARDO!!!!

    Responder
    • JOSEANE 10/12/2016 | 11:24

      PARABÉNS!!! QUAL LABORATÓRIO VOCÊ FEZ O EXAME??? SOU DE NH TAMBÉM.

      Responder
  3. Monique Rabello 22/11/2016 | 16:18

    pena que nenhum plano de saúde cobre! Aqui na minha cidade é mais ou menos 550 reais!!!

    Responder
  4. Ana valeria 20/08/2017 | 16:07

    250,00 no smartlabis o legal é que colhe em casa, se estiver em SP, e fica pronto no mesmo dia o laudo se fizer ate as 12:00 a coleta

    Responder
  5. Ana valeria 20/08/2017 | 16:09

    Paguei 250,00 no smartlabis colheram em casa e ficou pronto no mesmo dia o laudo porque fiz antes do meio dia … Muito bom

    Responder
Deixe um comentário