Bebês, Cuidados Diários, Saúde

Como proteger seu bebê de picadas de mosquitos?

No verão começa a época de mosquitos e o fantasma de doenças como Febre Amarela, Dengue e Chicungunha voltam a assustar a gente e nossos filhos.

Hoje a dica é da pediatra Dra. Danielle Negri para relembrar algumas medidas de proteção contra picadas de insetos, que não os repelentes, ideais para bebês menores de 6 meses mas que funcionam para todas as idades.

Conhecidos como repelentes de barreira e de ambiente são usados para evitar o contato do inseto com a criança. Confiram!

(imagem: www.parenting.firstcry.com)

1) Mantenha portas bem vedadas, janelas fechadas e com telas.

2) Use ar condicionado. Ambientes refrigerados são uma forma eficaz de manter os mosquitos afastados do quarto do bebê. Mosquitos não gostam de frio. Mantenha numa temperatura média de 25˚C.

3) Mosquiteiros simples são indicados para proteger os pequenos nos berços, carrinhos, moisés. Lembre-se que o tamanho dos poros das telas deve ser no máximo de 1,5mm.

4) Mosquiteiros com aplicação de inseticidas (permetrina) são mais eficazes que os comuns e também seguros pro bebê.

5) Faça uso combinado de repelente tópico mais tela tratada com inseticida, se o seu bebê já puder utilizar o repelente na pele. É a medida mais eficaz para crianças!

6) Usar de preferência roupas que cubram a maior parte da superfície do corpinho do bebê, com roupas claras e frescas, que chamam menos atenção. Considere o uso de ar-condicionado aliado a roupinhas cobrindo a pele do bebê.

7) Aplique os repelentes sobre a roupa do bebê (DEET, icaridina), pois isso confere proteção por mais tempo e diminui o uso do repelente na pele.

8) Velas naturais e incensos só têm ação quando colocados várias horas antes da exposição da criança ao ambiente e seu efeito repelente é pequeno. Deve-se tomar cuidado em não deixar acesa a noite devido ao risco de acidentes.

9) Os inseticidas tipo aerossol são usados para matar os insetos já presentes no local, e não mantê-los longe a noite toda. Podem ser aplicado 2h antes de dormir e nunca em excesso! Prefira os a base de água.

10) Os protetores de tomada elétricos são considerados seguros para crianças e bebês e podem ser utilizados.

Dra. Danielle Negri é Pediatra/Neonatologista – Médica Supervisora UTI Neonatal Perinatal Barra
Consultório – (21) 2512-8409
dradani@daniellenegri.com.br – www.daniellenegri.com.br

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
 
5 Comentários
  1. Patricia Taneno  12/02/2019 | 10:54

    Fernanda obrigada por compartilhar tanta informação rica, cheias de qualidades e que acalmam nosso coração de mãe!
    Isso que vc faz tem um valor imensurável!
    Gratidão!!!!

    • Cheguei ao Mundo  12/02/2019 | 12:25

      Que lindo esse comentário! Fico muito feliz de compartilhar e acalmar o coração de muitas mães. Obrigada pelo carinho. Beijos

  2. Adayana  12/02/2019 | 13:41

    Obrigada, estava agoniada com a invasão dos mosquitos….e minha bebê tem a pele muito branca fica igual a da foto…. Morro de dó.
    Se tenho uma dúvida o que passar nas ferradas/picadas?

  3. Bruna  12/06/2019 | 08:15

    Realmente colocar um mosquiteiro junto ao berço já faz uma diferença na hora de proteger nossos pequenos. Obrigada por tantas informações importantes! Temos que sempre tomar o máximo de cuidado com eles, tão sensíveis!

Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo