Bebês, Cuidados Diários

Cinco dicas para seu bebê dormir melhor

A chegada de um filho é um marco em nossas vidas, nos transformamos como mulheres e assumimos esse novo papel com amor, alegria e muita dedicação.

Mas quantas de nós depois daquele momento tão esperado, que é o nascimento, não passamos por inúmeras dificuldades nos cuidados diários com nosso bebê? Nosso corpo que mudou, nossas emoções que ficam como uma montanha-russa, nossas noites que não são mais as mesmas e agora a responsabilidade de nutrir e cuidar de um bebê que acabou de chegar ao mundo.

Para ajudar nesse momento, conversamos com a especializada em sono materno e infantil, Anelisa Almeida, e destacamos cinco dicas super importantes para o bebê dormir melhor. Confiram!

Infant baby boy sleeping peacefully

Uma das principais mudanças que acabam afetando a família como um todo, são as noites de sono mal dormidas e o grande desafio é a mãe aprender a lidar com o sono de seus pequenos.

No geral, recém-nascidos dormem muito. Precisam tirar várias sonecas durante o dia e normalmente voltam a dormir muito rápido depois que acordam e mamam durante a noite, mas é muito comum vermos mães preocupadas quando percebem que as semanas estão passando e não veem um padrão de sono do bebê se estabelecer. O que as mamães precisam saber é que uma rotina consistente é fundamental para que o bebê durma bem durante a noite e tire sonecas regulares de dia.

Aqui vão cinco dicas para isso:

1) Fique atenta às necessidades de sono de acordo com cada idade. Não deixe, por exemplo, um bebê de 3 meses ficar mais que 90 minutos acordado, senão ele provavelmente irá ficar muito cansado e terá dificuldades para pegar no sono.

2) Perceba os sinais de sono que a criança apresenta. Alguns deles são: coçar os olhinhos, esfregar o rosto, irritação, bocejar, agitação, entre outros.

3) Crie um ambiente aconchegante e um clima relaxante para dormir. A temperatura ideal para dormir é em torno de 21 graus e ao contrário do que muitos dizem, o bebê precisa de um local escuro e com pouco barulho para tirar as sonecas durante o dia. É claro que a rotina continua no resto da casa e não é necessário silêncio absoluto.

4) As crianças precisam de previsibilidade. Mantenha uma rotina com horários consistentes tanto na alimentação (seja nas mamadas, nas papinhas, nos lanchinhos, etc.) quanto no sono.

5) Crie um ritual para dormir, ele ajuda a criança identificar que a hora do sono chegou.

Mesmo que seu bebê não seja mais um recém-nascido, essas dicas são válidas para qualquer idade. Pequenas atitudes como sessas podem gerar grandes mudanças e estabelecer hábitos saudáveis na hora do sono.

Então aproveite as dicas e durma bem.

 

Anelisa Almeida é Psicóloga, pós graduada em cuidados da família e especialista em sono materno e infantil pelo International Maternity Institute e atende como consultora do sono através do site www.horadosono.com / Contatos: contato@horadosono.com, whatsapp (44) 9954-4951 e FB “Hora do Sono”.

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
 
4 Comentários
  1. Julyana Dias  15/04/2015 | 22:17

    Amei as dicas meu bb vai fazer três mesed e tinha muitas duvidas qnto q seu sono pois aqui em casa eh uma batalha. Meu marido acha que eh frescura qndo eu peço silêncio qndo o João ta dormindo ele conversa alto liga a tv alto e o coitafinho se assusta muito acorda irritado e na maioria das vezes durante o dia ele adormece no braço mas bastou eu colocar no berço ele passa cinco minutos e acorda nao to conseguindo fazer nada durante o dia acabo fazendo as coisas com ele dormind no meu braço… Ja de noite ele fica no berço mais acorda de três em três horas p comer estou muito cansada…. Bjosss

  2. Kelly  16/04/2015 | 10:07

    Bom dia, meninas adoro as dicas de voces.
    Poderiam abrir um assunto sobre “saída maternidade” estou com duvidas sobre como meu filho deve sair… mas tambem queria um roupa confortável. abs

  3. Priscila  16/04/2015 | 16:11

    Meu bebe esta com 10 semanas e sempre teve problemas dormindo. De dia, ele acorda depois de 20 minutos que o colocamos no berco e para cair de sono novamente, temos que pega-lo e segura-lo por uns 20-30 minutos… eu acabo nao conseguindo fazer nada.
    Li dois livros que tratam sobre como ajudar os bebes dormirem bem e um deles fala exatamente destas dicas e concordo plenamente.
    Tem uma semana que estou tentando seguir estes conselhos e estou melhorando a cada dia em perceber os sinais de sono antes mesmo dele ficar irritado e tem ajudado muito.

Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo