Tosse recorrente, coceira no nariz, crise de espirro… durante a infância é muito comum que apareçam os primeiros sinais das alergias. Há vários agentes que podem incomodar os pequenos, por isso temos que ficar de olho para eliminar o problema e melhorar a qualidade de vida dos nossos filhos.
Vejam quais são os 5 principais sinais que podem indicar que seu filho tem alguma alergia, de acordo com a Academia Americana de Pediatria:
- Sintomas gripais repetitivos, que duram mais de uma ou duas semanas, ou que se desenvolvem na mesma época todos os anos. Entre eles estão: coceira no nariz, congestão nasal, espirros, pigarro e olhos lacrimejantes.
- Tosse recorrente, chiado, aperto no peito, dificuldade para respirar e outras manifestações respiratórias podem ser um sinal de asma. Sintomas que aumentam com exercícios ou durante a noite podem indicar sinais de asma.
- Vermelho recorrente, pele seca, coceira, erupções cutâneas, pele aspera nas dobras dos cotovelos e/ou joelho, ou na parte de trás do pecoço, nádegas, pulso ou tornozelos.
- Sintomas que ocorrem repetidamente após comer um determinado alimento: inchaço na face e extremidades, engasgos, tosse, vômitos e dores abdominais.
- Coceira ou sensação de formigamento na boca, garganta e/ou ouvidos durante certas épocas do ano ou depois de comer determinados alimentos, particularmente crus (muitas vezes eles são tolerados quando cozidos).
Principais agentes que podem causar alergias:
- Os ácaros (organismos microscópicos encontrados em roupas de cama, móveis estofados e carpetes, entre outros);
- Animais de pêlo (cães, gatos, coelhos, etc.);
- Pragas (baratas, ratos, ratazanas);
- Pólen (árvores, gramíneas, ervas daninhas);
- Bactérias e fungos;
- Alimentos (leite, ovos, amendoim, nozes, soja, trigo, peixe).
Fonte: Academia Americana de Pediatria