22.08.2016

Gravidez: Saiba quais são os nutrientes mais importantes para a sua alimentação

Saúde, To Grávida

Na gravidez muitas mulheres ficam preocupadas apenas com a questão do ganho de peso gestacional. Mas você sabia que a qualidade dos nutrientes consumidos nas refeições também é muito importante?

Segundo a nossa parceira nutricionista materno-infantil Dra. Bruna Albuquerque, não adianta a mulher ter um ganho de peso legal se a oferta de nutrientes for pobre. Afinal, o que realmente importa é a qualidade da alimentação, né?

Conversamos com a Bruna sobre a importância do ganho de peso com saúde e ela listou no post de hoje vários nutrientes fundamentais para o desenvolvimento do bebê. Confiram!

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Vamos pensar nesse momento como o tempo da programação metabólica de um novo ser, ou seja, durante esses 9 meses o bebê está em constante fase de “construção”, por isso nada mais justo do que fornecer as melhores matérias-primas para gerar uma vida saudável.

Veja abaixo alguns nutrientes que são fundamentais para a saúde das mamães e seus bebês:

Ácido Fólico

O ácido fólico é uma vitamina muito importante na gestação, sua necessidade está aumentada em função da rápida divisão celular, fechamento do tubo neural e desenvolvimento fetal. Suas principais fontes são as carnes, verduras, folhas verde-escuras (espinafre, brócolis, couve), leguminosas (ervilhas, feijão e lentilha), laranja e gema de ovo.

Vitamina D

A vitamina D é uma ótima aliada para aumentar a imunidade materna, atua na formação óssea do bebê e ajuda a prevenir a pré-eclampsia, resistência à insulina e diabetes gestacional, parto prematuro e raquitismo. Por isso é tão importante manter os níveis adequados ao longo de todo o período através de alimentação adequada, suplementação e exposição ao sol.

Iodo

O iodo também tem papel importante na maturação do sistema nervoso central durante o período gestacional, assim como na lactação. Ele é importante para o crescimento e desenvolvimento dos órgãos da criança. Alimentos como frutos do mar, algas, vagem e agrião são fontes bem ricas.

Ômega 3

O ômega 3, ácido graxo essencial não produzido pelo nosso organismo, também é de extrema importância na formação cerebral, tem papel importante no aprendizado, memória e elevação de QI. Auxilia ainda na prevenção de depressão após o parto. Fontes de gorduras boas como: chia, linhaça, nozes, atum, sardinha, salmão, aranque são interessantes para a alimentação materna.

Ferro

O mineral ferro é um ótimo aliado na prevenção da anemia, que costuma ser frequente na gestação. Os vegetais verdes escuros são boas fontes, sendo a couve o vegetal que mais contém esse micronutriente.

Frutas Cítricas

As frutas cítricas possuem altas concentrações de acido cítrico, vitamina C e flavonóides. São importantes fontes de antioxidantes e ajudam a fortalecer o sistema imunológico contra infecções, gripes e resfriados, além de aumentar a absorção do ferro presente nos vegetais verdes escuros, feijões e carnes.

Cálcio

O cálcio é um mineral importante para formação óssea. E você sabia que ele não está presente apenas no leite? Há alimentos com altos teores de cálcio, que podem ser incluídos no cardápio: verduras verde-escuras, gergelim, algas, amêndoas, feijão, leguminosas, marisco, tofu (queijo de soja), ovos e nozes.

Magnésio

O magnésio, presente no abacate, espinafre, grão de bico, couve, nozes, semente de girassol, ajuda a prevenir a pré-eclampsia e hipertensão gestacional e reduz o aparecimento de câimbras, já que ajuda no relaxamento muscular.

Colina

A colina, presente no ovo, ajuda no desenvolvimento cerebral fetal e é reguladora da memória e atenção do bebê.

 

Dra. Bruna Albuquerque é nutricionista materno-infantil da Clínica Patricia Davidson Haiat.
Consultório – (21) 2239.7200 / Rua Visconde de Pirajá, 572, 6° andar, Ipanema | Av. das Américas, 3.500, Toronto 2.000, Loja C, Barra da Tijuca / atendimento@patriciadavidson.com.br

18.08.2016

Mães Olímpicas: Conheça algumas atletas brasileiras que são mães

Mamães & Papais, registros especiais

Quem são as atletas da seleção brasileira que são mães? Elas merecem ainda mais a nossa admiração, pois além de estarem dando tudo para nos representar, ainda compartilham conosco todas as delícias e angústia da maternidade, né?

Vejam quem são algumas dessas representantes do time Mães Olímpicas:

Jaqueline Carvalho: jogadora da seleção de vôlei de quadra e mãe do Arthur, de 3 anos. Seu marido Murilo também é da seleção masculina de vôlei. Eles vivem com o pequeno na concentração em Saquarema.

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(Fonte: O Dia)

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Jaqueline, Arthur e Murilo – (Foto Manuele Scarpa/Brasil News)

Fabiola: levantadora da seleção de vôlei de quadra feminino, deu à luz em maio deste ano a pequena Annah Vitória. Ela já era mãe da Andressa, de 10 anos.

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Tamires: lateral esquerda da seleção brasileira de futebol e mãe do Bernardo de 7 anos. Ela contou com apoio do marido e também jogador de futebol, Cesar. Hoje eles moram juntos na Dinamarca, onde Tamires atua no time Fortuna desde 2015.

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Tamires, Cesar e Bernardo – (Foto: Instagram)

Fernanda Nunes: seleção brasileira de remo e mãe do Bento de 3 anos.

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(Foto: Globoesporte.com)

Vanessa Cozzi: seleção brasileira de remo e mãe da pequena Larissa, de 1 ano e 9 meses.

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(Fonte: Facebook Remo Brasil)

Gilmara Justino: pivô da seleção de basquete, mãe da Marina de 16 anos.

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15.08.2016

O que toda mãe de primeira viagem deve saber?

To Grávida

Engravidar é conhecer um mundo totalmente novo, cheio de amor, medos, felicidades, insegurança… É estar com os hormônios a mil, é errar querendo acertar, é sentir culpa, mas viver momentos inesquecíveis…São muitas emoções ao mesmo tempo na maternidade, né?

Outro dia postamos na coluna #PapoDeMãeCM do nosso Instagram @chegueiaomundo a seguinte pergunta: “O que toda mãe de primeira viagem deve saber?” e recebemos respostas lindas, dicas, depoimentos reais e emocionantes. Decidimos fazer um post com alguns dos comentários aqui no blog. Vejam que lindos!

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1)”Não se culpe por não saber, seu bebê vai te ensinar a ser mãe.”

2)”Apesar de sentir um amor inexplicável por aquele serzinho que acabou de nascer, sentir angustia, tristeza e sensação de impotência diante de tantos desafios é normal, e que com o tempo vai melhorar.”

3)”Somos mais fortes do que imaginamos, e sempre confie no seu instinto.”

4)”Que tudo passa.”

5) “O primeiro mês é punk, peça ajuda, você não precisa fazer tudo sozinha.”

6) “O recém-nascido pode chorar muito e dormir por pouco tempo entre os intervalos. No começo você pode se sentir solitária, com uma rotina estranha. Que você pode sentir exaustão e que nos culpamos por tudo. Que é importante compartilhar com outras mães, é importante aceitar ajuda.”

7)”Que a felicidade de te-los nos braços compensa isso tudo e muito mais.”

8) “Que construa uma rede de apoio no pós parto com pessoas que confie e se sinta à vontade para pedir ajuda nem que seja pra lavar louça ou fazer comida, pois amamentar requer que nos alimentem bem.”

9) “Enxoval e sexo do bebê não são tão importantes. Importante mesmo é se preparar fisicamente e psicologicamente por toda a gestação pro momento do parto.”

10) “Se não der certo amamentar não é falta de amor ao seu filho.”

11) “O primeiro mês é bem difícil e amamentar não é tão natural como muitos falam. É doloroso, difícil, mas quando passa e acerta a pega fica maravilhoso. É ver o amor crescendo até o infinito na aproximação dos que amamos e aprender tudo novamente pelos olhos daquele ser tão pequenininho e adorável.”

12) “Sua vida vai mudar completamente, você vai achar que não dá conta, amamentar não é fácil, mas o amor aumenta a cada dia e vai ser a melhor escolha da sua vida, por mais difícil que pareca.”

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