30.09.2013

Creche: Como escolher a melhor para o meu filho?

Educação dos Pequenos, Mamães & Papais

three little girls and female teacher in kindergarten

Escolher uma creche para o seu filho é uma super missão – daquelas que parecem impossíveis! A licença maternidade vai acabando, a angústia de ter que se separar do seu bebê vai aumentando, mas é preciso seguir firme nessa busca.

O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre as opções que estão dentro do seu orçamento. Depois, visite as creches selecionadas para avaliar qual oferece mais confiança para você e segurança para o seu bebê.

Conversamos com a coordenadora pedagógica Heloisa Erlanger e listamos os principais pontos que você deve ficar de olho. Confira:

Proximidade com a sua casa ou trabalho
Ficar com uma criança horas dentro do carro pode ser um stress. E se você precisar buscar seu filho com urgência por algum imprevisto? Não pense duas vezes: escolha uma creche de fácil acesso, perto do trabalho ou da sua casa.

Equipe
Os principais profissionais de uma creche são: Orientadora Pedagógica, Educadoras, Médica Pediatra, Nutricionista, Lactarista, Psicomotricista, Professores em geral (música e inglês) e Auxiliar de enfermagem.

Estrutura da creche
A creche precisa ser arejada, clara e limpa. Nos berçários, veja se há um berço para cada criança, observe os cuidados com a higiene e a limpeza da cozinha. Veja como são as áreas abertas para brincar e se os espaços dos bebês são separados das crianças maiores. A cozinha também deve ter uma área diferente para a preparação dos alimentos dos bebês.

Segurança do espaço
Essa é a hora de ser meio neurótica mesmo! Todas as janelas precisam ter redes ou grades. O espaço deve ter piso antiderrapante, extintor, quinas e tomadas protegidas, além de produtos de limpeza e objetos perigosos guardados em local de difícil acesso para crianças.

Projeto pedagógico
Qual é a proposta pedagógica da creche? Se informe sobre que atividades educativas são oferecidas, como: coordenação, música, percepção, artes e histórias. Tudo isso deve ser desenvolvido através de brincadeiras que estimulam a socialização da criança.
Confira também se há acompanhamento da aprendizagem com avaliações e de quanto em quanto tempo são realizadas as reuniões de pais.

Adaptação
A creche deve permitir que você acompanhe seu filho nos primeiros dias. De forma gradativa, você e seu filho conhecem a creche e passam algumas horas juntos no espaço durante 1 semana, até que ele se sinta seguro para ficar no horário normal sem a sua presença.

Esse é um momento muito importante para as mamães e crianças. Estar 100% segura é fundamental!!!

Comentários no Facebook
4 Comentários
  1. Franciele Hickmann 01/10/2013 | 13:10

    Muito bom a escolhas!!! Precisamos estar vendo muito bem o ambiente de ensino que estaremos escolhendo para nossos filhos!Parabéns!

    Responder
  2. Maira 01/10/2013 | 14:30

    nossa, não sabia que sua mãe é pedagoga! Acho que quando resolver ter filho, já vou estar PHD rs To te acompanhando por gostar do seu trabalho, mas acabo aprendendo tbm rs

    Responder
  3. […] O momento da escolha da creche é super importante, já até tratamos sobre esse tema no post Creche: Como escolher a melhor para meu filho? […]

    Responder
  4. […] já postamos uma vez aqui no blog um texto super legal sobre a escolha e adaptação do bebê na creche/escola, quem não leu vale a pena […]

    Responder
Deixe um comentário