A falta de contato das crianças com a natureza faz com que elas não sintam a necessidade de protegê-la. Esta é a conclusão do artigo publicado pelo professor e ambientalista, George Monbiot, no jornal britânico The Guardian.
Segundo Monbiot, para entender a importância de proteger a natureza é preciso ter um sentimento pelo mundo natural e sua função, e isso começa a ser desenvolvido durante as experiências na infância.
A conclusão do artigo preocupa muito, já que crianças e adolescentes têm passado a maior parte do tempo em ambientes fechados, principalmente pela insegurança das ruas, a violência, o trânsito perigoso e também o aumento do uso de smartphones, computadores, videogames e televisão.
Além disso, de acordo com o autor, a ausência do contato com o “ar livre” também pode trazer problemas de saúde que são relacionadas à falta de atividades físicas, como diabetes, obesidade, raquitismo e queda das habilidades cardiorrespiratórias.
Interessante esse artigo, né? Temos que pensar nisso, pois de acordo com o estudo muitos pais estão transformando os filhos em pessoas que não se preocupam com a natureza.
O hábito de brincar em um ambiente aberto, natural, com muito verde, grama, árvores só traz benefícios para nossos pequenos! Estudos em muitos países mostram que as crianças são mais criativas em lugares com predominância do “verde” do que dentro de casa.
Fonte: The Guardian