O que esperar de cada fase do seu bebê? Como estimular o desenvolvimento do recém-nascido?
O pediatra Rinaldo Victor de Lamare é autor do livro A vida do bebê, que já vendeu mais de cinco milhões de exemplares desde sua primeira edição em 1941. O livro é um item sagrado para mamães de primeira viagem! Por isso, vamos usá-lo como base e inspiração para uma série de posts aqui no blog sobre o comportamento dos bebês nos primeiros meses.
Esperamos que gostem e seja útil! Para quem quer ter o “manual” completo em casa, o investimento vale cada centavo e pode ser passado de geração em geração (o que temos é o de 1984 que já foi usado por toda família).
PRIMEIRO MÊS DO BEBÊ
Evolução motora: É atraído por objetos brilhantes. Tem maior interesse por fisionomia humana do que por objetos.
Comportamento emocional: Protesta, chora, devido à dor, fome ou desconforto. Costuma fixar seus olhos na mãe em resposta ao sorriso. Já reconhece cheiro da mãe. No primeiro mês de idade já é possível verificar sinais de inteligência nos bebês. E alguns sinais indicam isso, veja como testá-los:
- Agarrar o que alcança: Ao colocar o dedo indicador na palma da mão aberta do bebê, ele rapidamente fecha a mão agarrando o dedo.
- Tranquilidade com ruídos leves: O bebê choroso se acalma ao ouvir som suave constante e já pode reconhecer as vozes do pai e da mãe.
- Fitar momentaneamente a luz fraca: Ao colocar o bebê em um quarto escuro com luz de pouca intensidade a cerca de 1 metro de distância de seus olhos ele olhará a mesma por alguns segundos.
Observações:
Cor dos olhos e cabelos -> a cor castanha dos olhos do bebê deverá ficar por toda a vida, mas se forem azulados isso poderá mudar mais tarde, provavelmente no segundo semestre. Assim como os cabelos, se forem pretos ao nascer poderão ficar louros no 3° ou 4° mês.
Lanugem -> é o nome médico para o excesso de pelos comum no recém-nascido. Desaparecem definitivamente ao redor do 4° mês.
Choro insistente -> está relacionado a sensação de dor (fome, cólica, dor de ouvido, dor de cabeça, mal estar devido à febre). Não costuma ser sede pois esta causa mais inquietude e agitação do que choro.
Última e não menos importante obs -> desde o primeiro mês o bebê adora que a mãe converse com ele. Coloque em prática!!!
Lembre-se que cada bebê é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. Se você sentir alguma insegurança quanto à evolução do seu filho, consulte o pediatra.
Também tenho este livro. Ele é bem completo, mas devo dizer que precisa de algumas atualizações. De qualquer forma vale o investimento!
Adorei!!!