Bebês, Cuidados Diários, Educação dos Pequenos, Mamães & Papais, Viagens

Calendário e Mural de Rotina para as crianças

“Filha, o papai vai para o trabalho e retorna na semana que vem… Vai passar rápido. O papai te ama muito, tá, um beijo.”

Imagine uma despedida como essa, de um pai ou uma mãe que precisa passar uma semana fora de casa em um compromisso profissional, por exemplo. Uma criança de dois a quatro anos terá dificuldade para processar esse tempo que ficará sem a presença deles. Por mais que a mãe esteja em casa e que a criança siga sua rotina indo para a escola, isto pode deixá-la preocupada e ansiosa.

É por isso que precisamos trabalhar com a verdade com nossas crianças, explicando o que vai acontecer e como vai ser para tranquilizar e confortar os pequenos. E é aí que entra a importância de se utilizar o calendário infantil. Ele é indicado para crianças a partir de um ano e meio ou dois anos de idade.

Você pode fazer algo bem mais simples do que a foto desse post. Pode ser com papel e colar na geladeira ou em uma parede da casa. E toda manhã colocar uma figurinha ou fazer um desenho no dia para marcar algum evento.

Quando falamos para a criança: “semana que vem é seu aniversário” ou “o papai volta de viagem no dia 2”, a criança não tem noção desse tempo. O calendário irá ajudar muito quando temos uma data importante, alguma viagem e, principalmente, quando um dos pais viaja muito a trabalho.

Fazendo essa marcação no calendário toda manhã, por exemplo, a criança começa a entender a diferença dos dias. Como nessa idade eles são muito do concreto, o calendário e o mural de rotina ajudam a criança na visualização do que vai acontecer. A rotina, o ritual e saber o que vai acontecer depois tranquilizam a criança. Com a repetição, esse processo vai se tornando cada vez mais fácil e tranquilizador.

Mural da Rotina

Sobre o mural da rotina, que é outra dica muito interessante e bem simples, que a criança pode inclusive ajudar a realizar. Basta pegar uma cartolina e colocar imagens que identifique a rotina da criança. É legal personalizar colocando fotos da criança em cada momento do dia: acordando e tomando leite, bebendo água, comendo uma fruta, almoçando, dormindo, na escola, enfim, vai depender da rotina de cada criança. Isto ajuda muito a visualizar o que vai acontecer, pois a criança vai precisar respeitar o que diz no mural e irá aprender sobre os limites, rotina e o tempo de cada atividade ou de uma viagem dos pais.

(Imagens: Pinterest)

Betina Haubrich é Psicóloga e Consultora do sono Infantil Certificada pela International Maternity & Parenting Institute (Internacional) e Instituto Mãe (Nacional). Campo Bom/RS. Contato – Instagram @consultoradosono_betina | (51) 999091741 | betinasonoinfantil.com.br | contato@betinasonoinfantil.com.br

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo