O Kit berço é praticamente unanimidade na compra do enxoval do bebe. Assim que começamos a montar o quartinho do bebê, pensamos em arrumar um local aconchegante. Afinal, queremos uma caminha gostosa para que ele possa dormir com conforto e tranquilidade.
No Brasil, ainda existe a cultura do kit berço. Compramos o berço, com aqueles protetores laterais, forrados com almofadas pelo lado de dentro, mais edredom, mosqueteiro, enfim, o kit completo.
Mas será que ele é seguro mesmo?
Vejam 8 dicas importantes sobre esse tema da psicóloga e consultora de sono Betina Haubrich.
1- Os pais acabam colocando os protetores por medo de que o bebê prenda o bracinho ou a perninha na grade do berço, mas o ideal é que a distância entre as grades não permita isso. A criança também aprende a lidar com esses limites do berço. Eles são importantes pra vida, para os limites corporais.
2- O risco maior é do bebê de se sufocar nas almofadas. Já quando o bebê já é um pouco maiorzinho, o risco é colocar o pé e servir de trampolim para pular do berço. Por isso, o ideal é o berço vazio.
3- Uma opção para não usar o Kit Berço é a proteção de telinha. A vantagem é que ela é respirável e quando a criança coloca o pé ela afunda.
4- Outro problema das almofadas é que elas acabam acumulando poeira e algumas crianças são mais sensíveis ou têm rinite.
5- E o travesseiro? Apenas acima de um ano de idade a criança passa a usar travesseiro. Mas a partir dos seis meses, já pode colocar junto no berço.
6- Coberta pode? Não. Roupas de cama soltas, como mantas grossas, edredons ou almofadas, podem obstruir as vias respiratórias do bebê e trazer risco de asfixia.
O indicado é usar mais roupas no bebê para ele não ter frio e menos cobertas. Existem modelos específicos de saco de dormir para cada faixa etária, que são bem interessantes. Cobertor mesmo, somente depois de um ano.
7- Até quatro meses os pais também podem utilizar os rolinhos laterais para o corpo. Depois dessa idade, a criança já precisa de um espaço maior para se descobrir, começar a rolar.
8- O kit berço, portanto, não é indicado. Nem pela Associação Brasileira de Pediatria e nem pela Academia Americana de Pediatria, que recomendam que os bebês durmam em um berço sem qualquer tipo de acessório.
9- Se você tem um kit berço ou se apaixonou por algum (tem alguns lindos mesmo!), nossa sugestão é usar apenas como decoração do bercinho e do quarto. Na hora do bebê dormir, você retira para garantir a segurança dele e pronto! ;-)
Betina Haubrich é Psicóloga e Consultora do sono Infantil Certificada pela International Maternity & Parenting Institute (Internacional) e Instituto Mãe (Nacional). Campo Bom/RS. Contato – Instagram @consultoradosono_betina | (51) 999091741 | betinasonoinfantil.com.br | contato@betinasonoinfantil.com.br