Qual é a hora certa para iniciar o desfralde dos nossos filhos? Perguntinha difícil essa, né?! Mas a melhor resposta, sem dúvida, é: depende de cada criança + do preparo psicológico dos pais. kkk Isso mesmo! Tirar a fralda é um grande marco no desenvolvimento das crianças e precisa ser realizado no tempo certo, sem pressa, e com naturalidade para não haver traumas para os pequenos e nem para os pais.
Muitas vezes não é a criança que não está pronta para tirar a fralda, e sim os pais… muitos são ansiosos e querem fazer logo, outros vão adiando, adiando…ôôô preguiça!! A vontade de pular esse processo é grande mesmo, né!?
Normalmente os pediatras indicam que o processo de desfralde inicie entre 2 a 3 anos de idade, quando a criança já consegue obedecer alguns comandos. Mas, como falamos antes, é muito mais importante perceber os sinais da criança e sentir o momento ideal do que se prender a idade e a pressão das pessoas. Cada criança é unica e tem seu tempo.
Essa é uma fase bem delicada, desafiadora e trabalhosa. Por isso, é muito comum que o processo de desfralde tenha várias tentativas. Não se sinta fracassada e sem esperanças nas primeiras vezes! ;-) É preciso ter disposição, amor, calma e paciência para incentivar e ajudar nossos pequenos.
Conversamos com a psicopedagoga Heloisa Erlanger para saber quais são as dicas para ter sucesso nessa fase. Confiram:
Idade do desfralde:
1) Não existe idade certa, portanto não tenha pressa! O ideal é que a criança tenha mais de 2 anos, pois “neurologicamente” essa é a idade que ela está mais preparada para o desfralde. Mas, não esqueça, cada criança tem o seu tempo e sua maturidade! Tudo deve ser feito sem stress nem pressão.
Primeiros sinais para iniciar:
– A criança começa a se incomodar com a fralda;
– A criança conhece as palavras xixi e cocô;
– A criança já avisa que fez xixi ou cocô e muda de comportamento ao fazer cocô se isolando de todos;
– A criança mostra que a fralda está suja e que quer trocar;
– A fralda começa a ficar seca por mais tempo durante o dia.
Existem também alguns estudam que indicam que os pequenos já podem estar preparados para o desfralde quando:
– Andam com firmeza;
– Conseguem correr;
– Conseguem subir escada alternando os pés nos degraus;
– Pulam com os dois pés juntos.
A retirada da fralda:
1°: Coloque um penico em um lugar de fácil acesso, explique o que é e incentive que ele sente nele. Pode ser com roupa nas primeiras vezes. Não mude o penico de lugar.
2°: É importante que os pais controlem o tempo, levem com frequência a criança até o banheiro e lembrem de ir até o penico.
3°: Faça desse momento uma hora divertida, use o bom humor e a criatividade.
4°: Ofereça um livro ou um jogo para entreter a criança quando ela estiver no penico.
5°: Quando ela fizer xixi ou cocô no penico elogie e comemorem juntos!
6°: Compre calcinhas/cuecas com estampas bonitas e divertidas e deixe a criança sem fraldas durante o dia. Você pode também levar seu filho com você à loja para escolher as calcinhas/cuecas.
7°: A fralda noturna não deve ser retirada no processo inicial. Foque na diurna primeiro, uma etapa de cada vez.
8°: Converse muito com seu filho, explique como funciona o banheiro, o papel higiênico, dê tchau para o xixi ao dar a descarga e mostre que mamãe e papai também usam. Assim como nós, as crianças gostam de entender bem para se sentirem seguras.
Dicas:
– O desfralde não deve ser feito em períodos que a rotina da criança esteja alterada. Ex.: viagem, doença, nova escola ou até nascimento de um irmãozinho.
– Se a criança fizer xixi ou cocô no chão, mantenha a calma, diga que tudo bem e incentive-a dizendo que na próxima vez dará certo.
– Não existe diferença para o desfralde de meninos e meninas, mas para os meninos é importante que no começo eles aprendam a fazer xixi sentado, depois em pé. Muitas vezes eles não sabem diferenciar se querem fazer xixi ou cocô, por isso estar sentado nesse primeiro momento facilita. Além disso, não precisam se preocupar em acertar a pontaria no vaso. Depois que ele estiver fazendo xixi direitinho sentado, aos poucos, sem pressa, ensine em pé.
– No verão, com todo o calor, é uma boa época para começar. Eles já usam menos roupas e facilita as coisas.
– Se as tentativas forem fracassadas, dê um tempo, adie o processo, coloque a fralda novamente e espere um pouco para recomeçar. Não insista e nem brigue com o seu filho. Castigo por isso nunca!
– O processo de desfralde não tem tempo determinado, tudo vai depender de cada criança e da ajuda dos pais.
Sucesso na missão de vocês e adeus fraldas!
Tenho um filho com quase 4 anos a fralda diurna ele largou já a quase dois anos, mas a noturna ele ainda nem mostrou interesse… Como incentivar ele a esse desfralde tb? Começo deixar ele sem a fralda e vou trocando ele a noite até ele aprender que está sem e acordar para ir ao banheiro? Estou perdida nesse sentido
Thanks for the advice. I am feeling very wesk, hope it works,god bless!!!
Thanks for the article post.Really thank you! Great.
Realmente é uma fase que quando a gente ouve falar parece bobagem , exagero Só dar e mamar, trocar fralda e dar banho, parece tão simples! A gente não sabe, e não se fala muito a respeito, do quão difícil muitas vezes é organizar nossa cabeça, e que a prática não se resume só a peito, fralda e banho. E infelizmente também não se tem muita empatia das pessoas, muitas vezes daquelas que já foram mães e o que tem a dizer é apenas que “vai piorar e criticar tudo o que fazemos, quando na verdade estamos tentando “sobreviver ao desafio de mais um dia.
Amei a matéria sobre o disfralde, tudo que foi citado na matéria eu fiz e deu super certo, eu não tive problema nenhum com isso, a minha filha largou as fraldas com 2 anos e foi muito tranquilo.bjs
Meu enteado mora comigo 50% do tempinho dele. Ele poderia ter sido desfraldado antes mesmo de completar 2 anos. Ele já avisava sobre suas necessidades e reclamava quando sujo. Se não fosse as crendices sobre “traumatizar” a criança, ele teria sido desfraldado no tempo dele. Tive que espera-lo completar 2 anos e, no dia de seu aniversário, eu mesma iniciei o processo de desfralde. Ele apresentava constipação intestinal pois se recusava evacuar na fralda. O tempo da criança não foi respeitado. E não adianta começar um processo tão importante em um só lado. Deve ser um trabalho conjunto. Graças a Deus o desfralde dele durou 3 dias e Ele já dormia sem fralda
Também existem os sinais físicos de prontidão para o desfralde, que são: pular com os dois pés, andar nas pontas dos pés, subir e descer escada sem apoio. Além disso, devemos ficar atentas aos sinais emocionais para identificarmos o momento certo de iniciar o processo do desfralde.
[…] post Missão do dia: Desfralde. Veja como ajudar seu pequeno a tirar a fralda appeared first on Cheguei ao Mundo | Fernanda Rodrigues – Sobre gravidez, bebês e […]