Bebês, Cuidados Diários

O primeiro banho do recém-nascido e o Vérnix

Você sabia que o bebê não precisa tomar banho logo em seguida que nasce? Durante algum tempo dizia-se que o ideal era dar banho no bebê tão logo nascesse, mas estudos recentes mostram que não existe indicação médica que determine que o recém-nascido precise tomar banho nas primeiras horas de vida.

Hoje em dia, muitos médicos e a Organização Mundial de Saúde indicam inclusive que o primeiro banho do bebê só seja dado após as primeiras 24 horas de vida. Isso porque o bebê nasce com uma proteção natural na pele, chamado de Vérnix. 

Neste post vamos explicar mais sobre o Vérnix. Confira!

QUAL É A FUNÇÃO E EM QUANTO TEMPO DEVE SER RETIRADO O VÉRNIX?

Durante a vida intrauterina, o Vérnix forma uma capa protetora na pele imatura, protegendo-a do líquido amniótico e permitindo seu fortalecimento. Após o nascimento, o creme esbranquiçado lubrifica e hidrata a pele, além de ajudar a manter a temperatura corporal do bebê, e diminuir a descamação e o risco da infecção bacteriana.

É a natureza se encarregando de proteger a pele do feto ainda no ventre e atuando como lubrificante para ajudar o bebê a deslizar no trabalho de parto. Geralmente, ele fica mais concentrado na região das dobras, que são áreas de atrito onde a proteção oferecida por ele é muito bem-vinda.

A Organização Mundial de Saúde afirma que o mais indicado é aguardar 24 horas para dar o primeiro banho no bebê. Se isso não for possível, o intervalo mínimo recomendado é de seis horas. Em poucos dias, o vérnix desgruda e é absorvido pela pele durante o banho, não é recomendado esfregar a pele do bebê nem tentar retirar a substância.

Quanto mais prematuro for o bebê, mais Vérnix terá. Bebês após 40 semanas de gestação tendem a ter menos Vérnix, o que mostra um sinal de maturidade fetal.

EXISTE ALGUMA SITUAÇÃO EM QUE O VÉRNIX PRECISA SER REMOVIDO APÓS O PARTO?

Quando há presença de mecônio no líquido amniótico o bebê deve ser lavado imediatamente para diminuir o risco de infecções bacterianas. Outra exceção ocorre no caso de bebês de mães com infecções como HIV e hepatite que também devem tomar banho logo após o parto para diminuir o risco de transmissão das doenças.

Concluindo, o vérnix é uma substância importante e naturalmente hidratante para a pele do bebê. Por isso, existem inúmeros benefícios em adiar o primeiro banho do bebê.

Converse com o pediatra sobre esse assunto antes do parto.

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo