No clima das Olimpíadas de Inverno de Sochi – Rússia, lembramos da lenda das Matrioskas, aquelas bonequinhas russas que se que encaixam umas nas outras. Símbolo de fertilidade e maternidade, a lenda em torno das bonecas é uma graça! Vocês conhecem?
Há algumas versões, mas uma delas começa em um rigoroso inverno russo, quando o carpinteiro Serguei, que ganhava a vida talhando objetos de madeira, estava com dificuldade para encontrar bons pedaços de madeira, pois todas que encontrava pela frente estavam muito úmidas.
Depois de um dia inteiro de buscas, muito frio e cansaço, no caminho de volta para casa ele achou um pedaço que chamou sua atenção, era diferenciado, praticamente perfeito! Ele não sabia o que fazer com aquela madeira tão boa, até que decidiu esculpir uma boneca (a boneca).
Sua obra ficou tão bonita que ele optou por não vendê-la e a batizou como “Matrioska” – diminutivo de “Matryona” que possui a raiz latina “mater”, que significa “Mãe”. Todos os dias pela manhã ele cumprimentava sua companheira com um: “bom dia Matrioska”. Até o dia que ela respondeu, “bom dia Serguei”. Ele se surpreendeu, mas não ficou assustado e sim feliz por de fato ter com quem conversar.
O tempo se passou e Serguei percebeu que a Matrioska estava triste, ao perguntar o motivo foi surpreendido pela resposta: ela desejava ter um filho. Ele avisou “terei que te abrir e isso será doloroso”. E ela disse: “Na vida, as coisas importantes requerem um pequeno sacrifício”. Serguei talhou uma réplica um pouco menor e lhe chamou de Trioska.
Mas com o tempo, o instinto maternal também tomou conta de Trioska e Serguei concordou que ela também teria um filho, que se chamaria Oska. Mas Oska também pediu um descendente e após suas insistência ele talhou mais um boneco, só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.
Então colocou Ka dentro da Oska. A Oska dentro da Trioska e a Trioska dentro da Matrioska!! Lindo né!?
Já conheciam essa história das Matrioskas? Como elas representam fertilidade e maternidade, presentear um recém nascido com uma Matrioska é uma tradição, para desejar vida próspera e longa!
Tô adorando o blog! Já via no Instagram e hj acessei pela primeira vez!! Minha irmã está grávida e estou pesquisando bastante! Adorei essa ideia!! Obrigada!!! bjs
Que bom Camila! Adoramos receber você por aqui! bjs