Início das aulas. Eu fui entrando e fui me agarrando nas mãos dela. Não conseguia soltá-la.Fui pensando na identidade que minha filha estaria prestes a construir, neste período letivo. Um caminho tão perto e longo ao mesmo tempo, até a sala de aula. Imaginei quais portas para a consciência Manu irá caminhar…
Eventualmente vivemos momentos que serão mais um motivo para aprofundar a distância entre nossos pequenos e a gente. Esse é um deles.
É impossível que não cresçam. Desejo que cresçam! Nossos filhos precisarão de nossa ajuda em qualquer idade. O vínculo é eterno independente de qualquer atravessamento que acontecer ao longo das nossas vidas.
Gosto muito do trabalho preventivo. O estímulo e a ajuda sempre são bem-vindos em atenção à autoestima de seu filho.
É um aprendizado mútuo de dedicação e empenho. Interessante não esquecer que ainda que ocorra a não reclamação pela criança sobre qualquer mal-estar é indicado observar o comportamento dela, porque ele nos ajuda a decifrar o que acontece em seu coração e qual necessidade está sendo atendida ou não.
É preciso mostrar para a criança que é possível e que ela dá conta de digerir qualquer situação que a leve a algum travamento psíquico.
Isso gera uma diferença enorme na postura dessa criança perante a vida toda, acredite!
Por Cíntia Aleixo (@possibilidades_maternas)