Já parou para pensar se você está incentivando – inconscientemente, claro! – seu filho a ser materialista? De acordo com estudo feito pela Universidade de Missouri e Illinois, nos Estados Unidos, algumas táticas dos pais usadas para educar podem influenciar crianças a relacionarem o sucesso na vida à qualidade e quantidade de bens materiais.
A partir da pesquisa feita com 700 adultos sobre tipos de recompensa e punição que receberam na infância, foram apontados três comportamentos que incentivam o materialismo:
- Dar presentes quando a criança realiza alguma conquista. Ex.: tira notas altas, ganhar um jogo de futebol, etc;
- Usar presentes como forma de afeto;
- Tirar um bem material como forma de castigo.
Mas qual seria então a alternativa? Como presentear nossos filhos passando valores corretos a eles? De acordo com a autora do estudo, não é necessário parar completamente de demonstrar amor com presentes, mas isso deve ser feito ocasionalmente.
O que ela defende é que a melhor forma de presentear nossos filhos é com tempo, amor e atenção, e que esse sim é o melhor presente que ele pode receber. Ao focar no tempo dedicado aos filhos, e menos nas “coisas”, as crianças tendem a crescer mais felizes, seguras e não precisarão de bens materiais para se sentirem satisfeitas e completas.
Lendo a pesquisa começamos a pensar em como mudar algumas atitudes e aos poucos reduzir recompensas e castigos relacionados a bens materiais. E queríamos saber de vocês, o que acham desse estudo? Que alternativas usam e quais as táticas usadas com as crianças mais novas? E com as mais velhas?
Para quem se interessar, o estudo é de Marsha Richins – “Material Parenting: How the Use of Goods in Parenting Fosters Materialism in the Next Generation”.
Fe, acabei de assistir estrelas e vi sua princesinha.
Achei ela a coisinha mais fofaaaa…
Deus abençoe mto vc e sua família viu!!!
Beijos no ❤️