Ter um filho é maravilhoso, a maternidade é uma delicia, o amor é lindo, incondicional….
Disso todo mundo sabe.
Mas os primeiros dias de um recém-nascido em casa não são fáceis para muitas mulheres. O bebê chora a noite toda, o sono é reduzido a quase zero, o seio fica dolorido, a rotina muda, a vida vira de ponta cabeça e pode ser muito solitária.
Disso nem todo mundo sabe…
E por esse desconhecimento, muitas mulheres só percebem o quanto poderiam ter ajudado mesmo uma amiga recém-mãe depois que também passam pela maternidade.
Pensando nisso, fizemos esse post para falar mais dessa rede de apoio. É muito comum aqui no blog a gente receber comentários assim desse assunto: “Pedir ajuda pra quem?”, “Ajuda? Essa não é a realidade”, “Ninguém ajuda, é muito solitário”, “A realidade é outra, não tenho ninguém”.
E é exatamente por isso que temos que falar cada vez mais sobre esse assunto, reforçar a importância de ter apoio no nascimento de um bebê SIM, tentar mudar essa “realidade” e não aceitar e calar. Concordam?
A rede de apoio pode ser uma avó, prima, primo, vizinha, amiga, amigo, uma babá, um grupo de mães do bairro, do parquinho e até os médicos do seu bebê são de certa forma uma rede de apoio e informação. As vezes, um simples telefonema para quem está longe já desabafa e acalma.
Ser mãe é saber pedir ajuda.
Então, não vamos deixar de falar desse assunto com quem ainda não é mãe/pai para que eles possam descobrir como podem ajudar uma nova mãe? E para as recém-mães, não deixem de pedir ajuda, não fiquem com receio de incomodar, toda mulher precisa! ;-)
Veja algumas dicas para ajudar uma recém-mãe:
1) Leve um bolo, umas frutas, uma cesta de comidinhas ou algo para beliscar que a mãe não precise se preocupar em servir algo na sua visita.
2) Se ofereça para fazer ou levar um almoço para vocês.
3) Olhe o bebê por meia horinha e libere sua amiga para tirar um cochilo ou tomar um banho.
4) Ajude com a casa da sua amiga. Veja se precisa resolver algo, pagar uma conta, lavar alguma louça, comprar algo no mercado.
5) Entretenha os outros filhos, se tiver, e ofereça para levá-los para passear.
6) Se souber trocar fralda, se ofereça para a próxima troca. Se não souber, vale a pena ver como é para assumir a seguinte! ;-)
7) Antes de ir visitar, confirme sempre o melhor dia e horário para ajudar.
Mais alguma sugestão? Inclua nos comentários! Vamos compartilhar o post para que mais amigas e todas as pessoas possam cuidar melhor de suas amigas-mães!
Excelentes dicas!!! Amei! São coisas muito simples, que fazem toda a diferença e que no meu caso quase nenhuma visita se ofereceu para estas coisas. Acho que o que ajuda muito é quando a visita se oferece para levar algo para comer. É um alívio não ter que se preocupar com isso.
8.Se o bebê chorar durante sua visita, não entre em pânico e nem fique dando palpites para mãe sobre quais seriam as causas do choro;
9. Não vá visitar a família nos três primeiros dias. Eles ainda estão se adaptando;
10. Se ofereça para limpar a casa ou mesmo passar umas roupas;
11. Se você tem talento na parte de estética se ofereça para pintar a unha/ fazer sobrancelha da sua amiga enquanto o bebê dormiu.