Na 12ª semana de gestação começa a formação do esqueleto e, a partir de agora, seu bebezinho já apresenta perfil humano, as características físicas já se assemelham a um adulto. Ele chega a medir 61mm, e unhas dos dedos dos pés e mãos começam a se formar. A placenta é o órgão responsável pela nutrição fetal.
Em termos estatísticos, com 12 semanas a probabilidade de ocorrer um aborto espontâneo já é muito mais baixa, por isso é a fase em que costumamos anunciar a gravidez!
Nesta semana você deve fazer a ultra que mede a translucência nucal, já falamos sobre ela no post da 10ª semana. Nesse exame o médico poderá dar o primeiro palpite sobre o sexo do bebê. Mas antes de se animar e comprar tudo rosa ou azul, é melhor esperar a 15ª/16ª semana, quando o sexo aparecerá de forma mais nítida na ultra, para ter mais certeza! ;-)
É possível que a partir desta semana os sintomas fiquem mais brandos e até desapareçam. E a partir de agora seu apetite pode aumentar, inclusive a vontade de comer doces e besteiras rsrs, mas lembre-se que é muito importante ter uma alimentação saudável. Você precisa comer bem, sem besteiras e nem por dois!
O que você poderá sentir nessa semana?
- Enjoos e náuseas;
- Salivação excessiva;
- Prisão de ventre;
- Mudanças nos seios-> inchaço, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimentos de veias azuis (pelo aumento de irrigação sanguínea);
- Roupas começando a ficar estreitas na cintura e seio, abdômen pode parecer um pouco aumentado;
- Azia e dificuldade para digestão;
- Nariz entupido com mais facilidade;
- Os seios podem aumentar um pouco o tamanho, ficando mais sensíveis e doloridos;
- Vontade de fazer xixi com muito mais frequência;
- Sono e Cansaço;
- Veias mais aparentes (pelo aumento do volume de sangue);
- Repulsa ou desejo por alimentos – você pode ter engordado um pouquinho ou até emagrecido. Cada mulher reage de uma forma. Mas, atenção, é muito importante se alimentar bem em todas as fases da gravidez!
Além dos sintomas físicos têm também os emocionais, como:
- Instabilidade similar à TPM,
- Apreensão,
- Medo,
- Alegria,
- Excitação.
O que você está sentindo? Conte para a gente nos comentários e divida esse momento com outras pessoas que passam por essa mesma fase!
-> Cada gravidez é única e cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, o objetivo dessas informações é apenas passar uma ideia geral e trocar experiências, ok?
Estou grávida de 12 semanas e é exatamente isso que sinto! Só o sono que não me deixa,durmo em qualquer lugar e a qualquer hora! Adorei a postagem.
Beijos
Olá, estou de 12 semanas, da minha segunda gestação, enjoando bastante, porém menos que na 1° gravidez(rs, ai começam as comparações das gestações), realmente essa comparação do humor com a TPM foi fantástica, rsrsrs…é terrível as mudanças de humor, os sentimentos à flor da pele, cada pensamento louco que passa na cabeça rsrsrs, mas já sinto o bebê mexendo, o que muda tudo e dá a sensação mais gostosa de ser mãe, o que alivia todo o medo.
Adoro acompanhar tudo por aqui…
bjos…
Uau! Sinto todos esses sintomas mencionados acima. Os enjôos e o sono tem pegado mais nesse período. A vontade de dormir é mais forte que eu.
Fiz o ultrassom morfológico hoje e o bebê não para de mexer um instante. Por ironia do destino, a médica recomendou dormir o máximo possível. rsrs
Mas outro ponto principal são os enjôos. Eles são mais intensos no início da noite. Fico muito mal e comer torna-se complicado. O bom disso tudo que o bebê está crescendo saudável e que tudo isso fará parte das histórias que irei contar quando estiver maiorzinho.
Obrigada por compartilhar essas dicas. ;-)
Adorei o Post esclarece muito as dúvidas.