11.11.2014

Alergia Alimentar em Crianças

Bebês, Saúde

Quais são os alimentos com maior potencial de desencadear alergias nas crianças? Precisamos ficar atentas aos sinais de uma possível alergia alimentar!

Entenda como a reação alérgica acontece, os sintomas e os alimentos que mais causam esse tipo de reação do corpo. Texto com informações super importantes da nossa parceira nutricionista, Nara Corona.

Não deixem de ler!

boy drinking milk

Alergia Alimentar em Crianças – por Nara Corona

Os processos alérgicos são desencadeados por manifestações orgânicas, com uma resposta exagerada do sistema imunológico. O corpo identifica substâncias que possam ser estranhas ao funcionamento adequado dele e reage contra elas, produzindo células de defesa em maior quantidade para iniciar a batalha.

O problema está justamente nesse mecanismo, porque quando o contato com a substância que provoca todo esse movimento está constantemente presente no organismo, significa que essa batalha não tem hora para terminar. Essa criança estará com o sistema imunológico hiperestimulado, podendo reagir até mesmo a outras substâncias que normalmente não desencadeariam essa resposta.

Para completar, o ciclo das alergias alimentares normalmente tem como origem um alimento que faz parte do dia a dia do alérgico, do consumo em quantidades exageradas e com alta frequência. Nas alergias ocultas, aquelas das quais não se tem conhecimento da origem, a identificação da causa é ainda mais difícil, e requer um trabalho de pesquisa detalhado para identificá-lo. Muitas vezes somente exames específicos apontam a razão dessa sensibilidade.

Veja quais são os principais sintomas de alergias:

– Dermatites recorrentes,

– Disfunções intestinais,

– Dores de cabeça frequentes,

– Infecções seguidas (como otites, amigdalite etc.),

– Doenças respiratórias constantes, entre muitos outros.

Quando esses alergenos são de origem alimentar, o perigo mora no prato! Confiram os alimentos com maior potencial de desencadear esse tipo de reação do corpo:

1) Milho

2) Leites e derivados

3) Corantes artificiais

4) Aromatizantes artificiais

5) Ovo

6) Soja

7) Chocolate

8) Trigo

9) Aveia

10) Oleaginosas

11) Amendoim

12) Frutas cítricas

13) Peixes

14) Embutidos

15) Soja

16) Morango

17) Alho

Evitar o alimento é o único tratamento comprovado para combater uma alergia alimentar. Se o seu filho estiver apresentando alguns desses sintomas, consulte imediatamente um médico, ok?

Nara Corona é nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Unicsul /VP Consultoria Nutricional – Divisão de Ensino e Pesquisa São Paulo, é sócia da Consultoria Nutricional Nara&Duda Alimentação Inteligente, administra a fanpage Nara&Duda, atende em seu consultório no Leblon e na Barra da Tijuca, no RJ.
Contatos: naracorona@globo.com naraedudanut@gmail.com Tel: (21) 98836-1994 / 2492-3360 fb: Nara&Duda

Comentários no Facebook
2 Comentários
  1. Tatiana 19/11/2014 | 10:48

    Olá! Minha filha de 2 anos tem uma alergia ao morango que desencadeia fortes crises respiratórias… é impressionante, ela não pode comer/tomar a fruta que fica com nariz escorrendo e sinusite…

    Responder
  2. Sabrina 12/09/2015 | 17:59

    Meu esposo tem alergia a alho e sempre que come ou sente o cheiro forte do alho, tem disfunções intestinais, perde a voz, pois a garganta fica irritada. Sempre achei que era exagero, mas lendo a matéria vi que essa alergia existe. Meu filho teve alguns sintomas de alergia, mas ainda não descobrimos o que pode te causado. Obrigada pela matéria.

    Responder
Deixe um comentário