17.11.2014

Banho de sol para bebês

Bebês, Cuidados Diários, Saúde

Hoje a coluna da nossa parceira dermatologista, Thatiana Blumenberg, é sobre o banho de sol para bebês, fundamental para o desenvolvimento dos nossos pequenos, mas que exige uma série de cuidados.

Apenas alguns minutinhos por dia – com os devidos cuidados, claro! – já ajudam a ativar a vitamina D e aumentar o depósito de cálcio nos ossos dos bebês. Confiram todas as informações e curtam um banho de sol delicioso com os pequenos!

banho de sol

Olha o banho de sol… – por Thatiana H. Blumenberg

Quando o bebê nasce e é amamentado ele recebe vitamina D pelo leite da mãe. E é através da exposição solar que essa vitamina pode ser ativada e assim aumentar o depósito de cálcio nos ossos, fundamental para o desenvolvimento dos babys.

O banho de sol oferece muitos benefícios para os pequenos, mas é preciso ter cautela. Já nos primeiros dias de vida, os pediatras, em geral, liberam que o bebê tome um pouquinho de banho de sol (consulte o seu pediatra). Bastam 5-15 minutos diários, antes das 10h ou depois das 16h, e nada de filtro solar antes dos 6 meses (isso mesmo! Já me explico!).

O bebê pode tomar sol com roupas leves e evitando a exposição na cabeça e no rosto. Até em dias mais frios é importante dar banho de sol nas mãozinhas e pezinhos. Antes dos 6 meses não é indicado o uso de filtro solar, pois até mesmo os de criança podem causar alguma alergia ou sensibilização na pele frágil do bebê. Nessa fase a proteção solar indicada é através de roupas e chapéus…algumas lojas vendem tecidos especiais com proteção UVB.

Atenção: A exposição exagerada predispõe a problemas como desidratação e brotoejas. Nunca prolongue demais a exposição direta do bebê ao sol.

Após os seis meses, os melhores protetores são os específicos para crianças, como:

  • Anthelios Pediatrics FPS60,
  • Mustela Mineral FPS 70
  • Epsol Infantil FPS 50
  • Eucerin Kids FPS 60.

Bom, use mas não abuse do sol!

Dra. Thatiana H. Blumenberg
Consultórios: Ipanema (tel.:3322-1038) /Laranjeiras (tel.: 2125-6920) / Barra (tel.: 3385-4597) thbdermatologia@gmail.com  / Instagram: @THBdermatologia

Comentários no Facebook
4 Comentários
  1. Samara 20/11/2014 | 08:37

    Thatiana tenho um irmão bem branquinho e que se “queima”
    muito fácil ao tomar sol……qual protetor indicado, ele tem 11 anos.

    obrigada,

    bjs

    Responder
  2. patricia 20/11/2014 | 14:14

    estou amando esse blog ..estou gravida a acho que ele vai me ajudar mto…parabens

    Responder
  3. Thatiana 21/11/2014 | 14:16

    Samara, aos 11 anos já pode usar nele os protetores de adulto…
    Entre eles: Eucerin light FPS 50, Sunmax Fluid 60 e Neutrogena ultra Sheer FPS 45.
    Bjocas.

    Responder
Deixe um comentário