Bebês, Saúde

Catapora é coisa séria! 10 dicas importantes sobre a doença

Manchinhas vermelhas que coçam muito na cabeça, no corpo e no rosto dos nossos pequenos. Esses são os principais sinais que conhecemos da catapora (ou chamada de varicela). Mas também devemos ficar atentas a outros sintomas como: febre baixa, cansaço, perda de apetite e dor de cabeça.

Altamente transmissível, a catapora é comum na infância, por isso muita gente não tem ideia dos riscos e de que pode ser uma doença séria, especialmente em recém-nascidos.

Na semana passada, o Cheguei ao Mundo esteve no Evento #cataporaécoisaséria com um piquenique lindo na Lagoa (RJ) e ótima palestra da Dra. Evely Tanaka, médica especialista da GSK.

Aproveitamos para listar aqui pra vocês 10 pontos importantes que ela destacou na palestra, tanto para a prevenção como para os primeiros sinais da catapora.

Alguém aqui teve um pequeno com catapora ou já vacinou?

Confiram:

Dra. Evely Tanaka, médica da GSK

 

1- O contágio acontece por via respiratória, mas também através do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.

2- Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença.

3- Coçar as lesões pode favorecer infecções secundárias, que são as principais causas de internação. A complicação mais comum é a infecção da pele, em geral pela introdução de bactérias nos ferimentos através da coceira.

4- O risco é alto em contatos próximos e permanentes em ambientes fechados por mais de 1 hora, como em creches, escolas, enfermarias e salas de espera de consultórios.

5- A catapora pode gerar complicações em crianças, como: redução da função de órgãos internos (principalmente do sistema nervoso central, que é responsável pelos nossos sentidos e movimentos); infecções bacterianas na pele; sangramentos espontâneos e pneumonia bacteriana.

6- Em cerca de 10 a 20% de quem teve a doença, pode ocorrer a reativação do vírus levando ao aparecimento do herpes zóster (“cobreiro”).

7- No tratamento da catapora, em geral, são utilizados medicamentos específicos recomendados pelo médico para aliviar a dor de cabeça, baixar a febre e aliviar a coceira.

8- Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão. Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressa de água fria. As vesículas não devem ser coçadas e as crostas não devem ser retiradas.

9- A catapora pode ocorrer durante todo o ano, mas há aumento de casos no período que vai do fim do inverno até a primavera (agosto a novembro).

10- A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina contra varicela. A primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, mantendo o intervalo de três meses da dose anterior de tríplice viral + varicela ou de tetra viral. A vacina contra a varicela está contra indicada durante a gravidez.

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo