29.05.2017

Por que crianças com menos de 1 ano não devem beber suco?

Bebês, Saúde

Strong Baby Fresh Fruit Meal And Juice Glass. Healthy Vitamin Ve

Por muitos anos o suco de frutas era a opção perfeita para a introdução alimentar dos bebês. Quem aqui não adorava tomar um suquinho quando era bebê, né? ;-) Eles seriam naturais e saudáveis! Mas, com o passar do tempo, estudos foram mostrando que os sucos naturais podem não ser tão saudáveis assim.

Na última semana, uma recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP) afirmou que crianças menores de 1 ano não devem tomar suco, sob risco de cáries e obesidade. E depois de um ano ainda devem ter quantidades regradas.

Segundo os médicos, não há benefício nutricional nenhum para o bebê ao ingerir um suco. O recomendado é que ele coma a fruta, que além das vitaminas, mantem as proteínas e fibras do alimento.

O pesquisador, pediatra e co-autor do comunicado da Academia Americana de Pediatria, Dr. Mel Heyman, reforçou “Os pais podem perceber o suco de frutas como saudável, mas não é um bom substituto para frutas frescas e embala apenas em mais açúcar e calorias”. E complementou “pequenas quantidades em moderação são boas para crianças mais velhas, mas são absolutamente desnecessárias para crianças com menos de um ano”.

A nova diretriz, que será publicada oficialmente em junho pela AAP, é diferente da que foi anteriormente publicada em 2001 e reafirmada em 2006, que previa o consumo de suco depois dos 6 meses.

Para crianças de 1 a 3 anos de idade, a ingestão deve ser limitada, no máximo, a 120 ml diários, para crianças de 4 a 6 anos de idade deve ser até 180 ml e dos 7 aos 18 anos já pode tomar 240 ml por dia, dentro da ingestão diária recomendada de 2 a 2 ½ porções de frutas por dia.

Para crianças de 2 a 3 anos, segundo orientação da AAP, não deve ser dado suco em garrafas ou copos de treinamento, que podem ser transportados facilmente, aumentando o consumo ao longo do dia. A exposição excessiva dos dentes aos carboidratos também pode levar à cárie dentária. Por isso, não deve ser dado suco na hora de dormir.

Resumindo, a fruta fresca é a melhor opção sempre para os nossos pequenos!

Comentários no Facebook
1 Comentário
  1. dinah 09/06/2017 | 20:46

    oi!! penso eu que essa recomendacao veio diretamente da academia americana de pediatria pois nao ‘e muito comum beber o suco de frutas NATURAL nos EUA, mas sim os de caixinha industrializados – que tem alto teor de acucar, e dai a consequencia da obesidade.

    E a razao do meu pensamento se deve aos meus anos de au pair la na terra do tio sam, quando a mae da familia onde eu trabalhava tambem nao liberava as criancas para tomar muito “suco” justamente por isso. Nunca que um suco de frutas natural vai fazer mal a um ser humano, ne? :)))

    Responder
Deixe um comentário