23.12.2015

Livros infantis importantes para transmitir bons valores aos nossos filhos

Diversão, Educação dos Pequenos, Livros e Músicas, Mamães & Papais

Vamos aproveitar o clima do Natal para reforçar valores importantes para os nossos filhos? Claro que isso tem que ser diário e deve fazer parte da educação que, nós, pais, temos que transmitir SEMPRE para as crianças! Mas essa época natalina é muito especial também para ensiná-los.

E usar a literatura é uma excelente forma de transmitir para as crianças princípios básicos e valores que nos humanizam. Nossos filhos são a esperança do futuro e podem mudar essas histórias tristes de corrupção e atentados que infelizmente vimos em 2015…

Confiram a ótima seleção de livros que a nossa parceira Mônica Pessanha, psicoterapeuta de crianças e adolescentes, indicou para nos auxiliar a transmitir amor, respeito, tolerância, caráter e muitos outros valores fundamentais para um mundo melhor.

Two Kids Reading A Book In Bed

1) E eu com isso? Aprendendo sobre respeito (de Moises Brian) – O livro traz situações do cotidiano para mostrar as relações de respeito que devem existir entre as pessoas.

2) Lino (de André Neves) – História delicada sobre a saudade, o sentimento de perda e a importância de amizades na superação dos momentos difíceis, acompanhada de belas e sensíveis ilustrações feitas pelo próprio autor.

3) A Velhinha Que Dava Nome as Coisas (de Cynthia Rylant) – É uma ótima sugestão para leitura das crianças. Uma história recheada de comoção e compaixão pelo simples. A demonstração de uma amizade verdadeira e que alegra o coração: uma amizade entre uma velhinha e um cachorrinho.

4) Ovo da Esperança: o sentido da festa de Páscoa (de Leonardo Boff) – O livro traz aos pequeninos algumas noções de compaixão, cooperação, solidariedade e generosidade, independente de qualquer crença ou religião.

5) Malala, a menina que queria ir para a escola – A menina paquistanesa que quase morreu por querer ir para a escola. Ótimo para trabalhar a questão do papel da mulher (na cultura extremista do Islã, a mulher que estuda está cedendo ao pecado).

6) Maria Vai Com as Outras (de Sylvia Orthoff) – Possibilitará mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não. Ótimo para trabalhar o poder de decisão e de ensinar a não se importar com a opinião dos outros.

7) Frio pode ser quente (de Jandira Mansur) – Começa fornecendo a ideia principal da autora que diz assim: “As coisas tem muito jeito de ser, depende do jeito que a gente vê”. O livro trata da relatividade dos conceitos, propondo sempre um contraponto divertido e inteligente,além das ótimas ilustrações do italiano Michele Iacocca.

8) Menina Bonita do Laço de fita (de Ana Maria Machado) – Esse livro conta a história de um coelho branco que faz de tudo para ficar pretinho como a menina do laço de fita que ele acha linda. O coelho, no entanto, não sabe como ela herdou aquela cor e tenta descobrir seu segredo de ser tão pretinha. Com a insistência do coelho sempre perguntando “Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?”, a menina inventava respostas como “Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequena”. Até que a mãe da menina diz que ela era assim porque tinha uma avó preta. O coelho foi, então, procurar uma coelha preta para se casar. Encontrou “uma coelha escura como a noite” e juntos tiveram muitos coelhinhos: brancos, cinzas, malhados de branco e uma bem pretinha.

9) O urso Rabugento (de Nick Bland) – Num dia de chuva e vento, uma zebra, um alce, um leão e uma ovelha procuravam um lugar para brincar – e achavam que tinham encontrado o local ideal numa caverna seca e quentinha. Mas eis que a caverna já conta com um inquilino e ele não quer saber de companhia! Ótimo para trabalhar o contexto da imigração.

10) Em Casa (de Heinz Janisch) – Ao acompanharmos as aventuras de uma grande ave vermelha em sua viagem pelas casas que ela é capaz de imaginar, descobrimos que casa é o lugar que identifica quem somos e como somos. Portanto, cada um a seu jeito idealiza seu lar diferente do outro. Afinal, nada melhor que nossa aconchegante, segura e própria casa. Ótimo para trabalhar a importância dos laços afetivos.

11) Os heróis do Tsunami (de Fernando Vilela) – Os tsunamis acontecem com frequência na Terra, principalmente no oceano Pacífico. As famosas ondas gigantes, quando aparecem, causam muito transtorno às pessoas, podendo destruir completamente vilas e cidades. Mas alguns seres vivos têm a capacidade de prever este fenômeno. Ótimo para trabalhar calamidades.

Comentários no Facebook
0 Comentários
Deixe um comentário