03.02.2015

Passeio na Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai

Brincadeiras e Passeios, Diversão, Mamães & Papais, Viagens

casa do rio vermelho jorge amado

Hoje vou falar sobre um passeio super legal pra fazer com os pequenos em Salvador! Quem mora ou tem viagem marcada pra lá, não pode deixar de ir! A Casa do Rio vermelho é  imperdível para adultos e crianças! Uma super dica para fazer depois da praia, no fim de tarde…

Aberta ao público há cerca de dois meses, a Casa do Rio Vermelho, em Salvador, na Bahia, é o local onde moravam Jorge Amado e Zélia Gattai. A Casa tem 15 ambientes e é cheia de interatividade com vídeos, objetos e fotos do escritores baianos que viveram lá por muitos anos.

O passeio começa em um grande jardim da casa, super charmoso, cheio de árvores e sapos! São muitos sapos espalhados no jardim, de mentira e até de verdade…Como Jorge Amado gostava muito de sapos, a piscina da casa foi transformada em um “lago de sapos” que as crianças adoram.

Nos ambientes da casa, projetados pelo arquiteto Gringo Cardia, os visitantes podem ir caminhando e ver os objetos pessoais trazidos de viagens, as coleções de esculturas e pinturas, o mobiliário, a máquina de escrever usada por Jorge Amado, cartas trocadas com grandes personalidades nacionais e internacionais e dezenas de vídeos. Tudo com as características originais da casa, bem preservado e interativo, o que faz com que as crianças fiquem encantadas com o lugar.

Na cozinha da casa, a famosa cozinheira baiana Dadá ensina em um vídeo como fazer receitas dos livros de Jorge Amado. Na sala de leitura, há vídeos com interpretações de trechos das obras do escritor por Caetano Veloso, Antônio Pitanga entre outros.

As cinzas de Jorge e Zélia foram enterradas juntas, em um cantinho especial no jardim da casa.

Quando eu fui visitar, os netos de Jorge Amado estavam por lá e me contaram várias histórias do casal. Demais!! ;-) Dica: parece que os netos e bisnetos estão sempre por lá! Se informem e aproveitem para mergulhar ainda mais nessa história maravilhosa de Jorge Amado.

A Luisa amou tudo! E ainda falou no final: “Esse foi o passeio mais legal que fizemos em Salvador” ;-) Vale a pena mesmo o passeio! Não percam!

A entrada custa R$ 20,00 e a casa funciona de terça a domingo, das 10h äs 17h. Rua Alagoinhas número 33 no bairro Rio Vermelho.

Vejam algumas fotos que tirei lá:

jorge amado criancas passeio salvador

jorge amado6

jorge amado 12

jorge amado3

jorge amado 2

jorge amado 7

jorge amado 21

jorge amado 31

jorge amado 26

jorge amado 11

jorge amado 16

jorge amado 22

jorge amado 24

jorge amado 35

jorge amado 34

jorge amado 37

Fernanda Rodrigues
Comentários no Facebook
1 Comentário
  1. Fernanda 03/02/2015 | 13:49

    Lindo passeio!!!

    Responder
Deixe um comentário