05.12.2015

8 dicas para uma maternidade mais tranquila

Bebês, Cuidados Diários, Saúde, To Grávida, Vida de Mãe

IMG_4513

Se tem uma palavra que ouvimos a todo momento quando estamos grávidas é: dica! É dica incrível pra lá, dica única pra cá… Os palpiteiros de plantão adoram uma dicazinha, né?! kkkkk

Já fiz um post aqui no Blog falando sobre isso, o “Por todo lado, uma dica de gravidez“.

Mas, verdade seja dita: também tem muuita dica boa dando sopa por ai! Fiz a minha seleção de oito dicas bacanas que me ajudaram muito a criar a Luisa de forma tranquila e feliz. Dicas foram legais pra mim, pro jeito que gosto de criar a minha filha e que também vou criar meu segundo filho. Acho legal compartilhar pois pode ajudar outras mães parecidas comigo, mas cada uma é cada uma! ;-)

1) MATERNIDADE SEM FRESCURA

Sempre falo que o bebê é um HD zerado e você que vai alimentando ele de informações. Portanto, quanto mais prática a maternidade for, melhor pro seu bebê e pra você!

2) ALIMENTOS NA TEMPERATURA AMBIENTE

Eu não esquentava muito a comida nem a mamadeira da Luisa, sempre deixei em temperatura ambiente. Com isso, ela não se acostumou a comer a comida quentona e eu podia levar em um recipiente pra qualquer lugar que ela comia tranquila.

3) QUARTO À MEIA LUZ

Nunca fui neurótica pelo silêncio absoluto da casa e pelo “breu” total no quarto. Tentei acostumar minha filha a dormir com um barulho normal, de “vida”. Na soneca do dia, por exemplo, deixava o quarto com a cortina um pouquinho aberta. Assim ela se acostumou a dormir com pequenos barulhos, meia luz e hoje dorme em qualquer lugar! Uma facilidade enorme!

4) MENOS É MAIS NO ENXOVAL

Não sou muito consumista e gosto de praticidade. Por isso, para o enxoval minha dica é focar em muitos bodys para o dia a dia e nas coisas básicas. Sapatinhos e roupinhas mais chiques são lindos, mas quase não usamos.

5) BANHO DE CHUVEIRO

O sucesso do banho aqui em casa era no chuveiro! Entramos no chuveiro 15 dias depois que a Luisa nasceu. Achamos mais prático e muito mais gostoso também. Durante muito tempo essa função do banho no chuveiro foi do pai, que tinha um momento exclusivo com a Luisa. Só precisa ter cuidado para deixar a água morninha e o jato não ser forte. Para quem que saber mais, tem um post meu completinho com mais dicas do Banho de Chuveiro.

6) NÃO OFEREÇA A OPÇÃO DO NÃO

Uma vez alguém me deu essa dica e gosto muito dela. Sempre procuro oferecer duas opções na hora de perguntar algo para a Luisa, por exemplo: “Você quer comer cenoura ou brócolis?” Assim ela fica sem ter a opção de responder que não quer comer, precisa escolher entre uma delas. Legal, né? E funciona!

7) FALE DE IGUAL PRA IGUAL

Gosto de conversar com a milha filha de igual pra igual, sem fazer voz de criança para falar com ela. Também sempre falo a verdade e respondo todas as perguntas de forma clara e sincera, sempre respeitando a idade e deixando ela segura para não se preocupar com assuntos que ainda não são apropriados.

8) CADA MÃE É ÚNICA

Não existe manual, portanto não se compare e nem critique outros pais. Num papo entre mães, só dê dicas se for solicitada! Ao receber dicas, absorva apenas as que considerar que podem ser legais para o seu estilo de ser mãe.

Fernanda Rodrigues
Comentários no Facebook
0 Comentários