17.10.2013

Cursos para grávidas. Vale a pena fazer?

Vida de Mãe

fernanda rodrigues_curso_grávida

Hoje vou contar um pouco sobre a minha experiência com cursos para grávidas. Eu acho uma ótima ideia! Para os papais, então, acho uma maravilha! O curso coloca o pai em contato com um mundo que até então estava muito distante e ajuda a aproximá-lo desse universo que ainda é só da mulher.

Num curso você aprende muitas coisas bacanas que vão te ajudar em momentos importantes, mas também tem aquelas que, na prática, não funcionam como a gente aprende lá! Por isso acho importante que você também leve em consideração a sua intuição sobre tudo aquilo que vai ouvir no curso, ok?!

Lembro que eu pensava: “Ué, mas eu aprendi isso no curso, por que não está funcionando?”, “Lá não me falaram que ia ser assim!”, “Não era pra ser desse jeito?”

Quando fui atrás de cursos achei vários interessantes, todos pareciam bem legais, uns mais completos e outros menos. Acabei escolhendo o que tinha o maior número de indicações. Busque sempre indicações das suas amigas!

No curso que eu fiz os pais escolhem os tipos de aulas que querem e fazem tudo separadamente, de acordo com cada tema. Eu e meu marido chegamos num acordo e fizemos três aulas que achamos ser as mais úteis naquele momento – confesso que teria feito outras se pudesse voltar no tempo! ;-)

Vamos às escolhas dos cursos:

– Aula de Banho: Sempre achei que nessa hora eu ia panicar tendo que segurar um mini ser molhado e cheio de sabão!

Aula de Amamentação: Como o meu maior sonho era amamentar – e isso tinha que ser perfeito – pensei que quanto mais eu soubesse do assunto mais prazeroso seria!

Aula de Haptonomia: Haptonomia??? Sim. Isso mesmo…eu também nunca tinha ouvido falar nessa palavra! Nem no dicionário eu achei essa palavra, acredita?! Mas vamos lá, Haptonomia é o contato com o bebê ainda no ventre. Enfim, como tudo acontece com a mulher…os hormônios, a mudança do corpo, o bebê crescendo e mexendo dentro da barriga, a Haptonomia é uma grande forma do pai ficar conectado com essas sensações e já viver a paternidade desde o começo, ao invés de só cair a ficha quando o bebê nascer.

Conclusão:

Para nós foi importantíssimo!! É muito emocionante proporcionar ao pai esses momentos de conexão e amor com seu filho ainda na barriga. A minha sugestão é que você faça um curso sobre os assuntos que te dão mais insegurança, ou faça todos…O mais legal é aprender coisas novas e se divertir!

Acho que fazer um curso é uma forma de buscar compreender e se informar sobre todas essas mudanças que estão por vir. Mas não esqueçam, na prática às vezes é muito diferente e o instinto é o que vale!

Então meu conselho é: faça um curso, mas salve com você o que achar mais importante. Alguns cursos são muito radicais em alguns pontos e nada radical é legal nesse momento, né?! O que você achar que é bobagem ou não ficar a fim de fazer da maneira que aprendeu lá, não faça! O mais importante é a essência do curso…Na prática você e seu filho que vão ditar as regras!

Fernanda Rodrigues
Comentários no Facebook
11 Comentários
  1. Caroline 17/10/2013 | 13:29

    Oi Fê, infelizmente eu ñ pude fazer nenhum curso pois tive que ficar em repouso absoluto dos seis meses de gestação em diante…mas acho mto importante fazer ainda mais se somos marinheira de primeira viagem rs. Mas sempre que posso, entro na internet e pesquiso por cursos on line.
    Minha princesa chega semana que vem.
    Bjs

    Responder
    • Cheguei ao Mundo 30/10/2013 | 18:06

      Oi Carol, é uma alternativa para as mamães em repouso. Vamos pesquisar melhor para fazer um post com indicações, boa ideia! Passa para gente suas sugestões por e-mail, vamos adorar!

      Responder
  2. Cristianne 17/10/2013 | 19:12

    Bom. Eu não fiz, mas recomendo que se faça. Principalmente se os futuros papais não têm experiência com bebês muito pequenos. Que dá pra sobreviver, dá; mas um curso ou orientação de alguém experiente é FUNDAMENTAL.
    Aqui quem deu os primeiros banhos na menina foi minha vizinha, o resto aprendi metendo a mão na massa e acertando e errando.
    Sobrevivemos!

    Responder
  3. Ana Mota 16/12/2013 | 10:47

    Oi Fernanda, adorei a peça “To grávida” Me diverti horrores com vc e o Paulo! Parabéns e muito sucesso sempre !!!! Quase morri de amor vendo a luisa encerrar a peça cantando, que coisa mais “gotosa” ! BH agradece sua visita ! Bjbjbjbjbj

    Responder
  4. […] assuntos que eu tinha mais dúvidas. Tem um post meu mais antigo aqui no blog que falei sobre esses cursos para gestantes, vale a pena vocês darem uma […]

    Responder
  5. […] é uma boa fase para fazer o curso para casais. Falamos sobre o assunto neste post da Fe. Se estiver na dúvida sobre se vale a pena fazer, não deixe de ler o […]

    Responder
  6. […] uma ótima oportunidade para trocar figurinhas com outras mães. Falamos sobre o assunto no post “Curso para Grávidas: Vale a pena fazer?”. Se estiver na dúvida, não deixe de ler o […]

    Responder
  7. Daniele 29/06/2015 | 13:45

    Acho importante em 7 anos dando curso de gestantes costumo dizer que aprendo cada dia com cada casal !Boa hora todas vocês

    Responder
  8. Paula Martins 01/01/2016 | 23:29

    Oi Fernanda!

    Mudei recentemente pro rio, portanto não tenho muitas referências. Estou grávida e achei legal a ideia dos cursos. Onde você fez esses cursos?

    Obrigada

    Responder
  9. ordalia 23/05/2016 | 09:54

    Oi Fernanda,eu te adimiro muito adoro seu trabalho como atriz eu te acompanho desde da novela vampi,eu te acho um amor de pessoa vç r o raoni ta de parabéns!!!tem dois filhos lindo que Deus abençoe sua família.bjs

    Responder
  10. Patricia Rocha 23/06/2016 | 14:04

    Eu estou fazendo o curso, mas. Infelizmente meu marido não poderá ir nas aulas para mamães e papais. Ele disse que estará aberto a aprender tudo comigo. Espero que isso ocorra :)

    Quanto ao curso, eu estou adotando. Aprendemos agora a saber identificar quando começa um parto; quanto tempo dura um trabalho de parto natural; o que eu e meu marido temos que fazer quando as contrações começarem. Recebi dicas também de como ajudar nosso baby a ficar na posição correta para o parto normal. Diferentes chás para diferentes sintomas. Dicas de remédios homeopáticos durante a gravidez.
    Espero que encontrem bons cursos :)

    Responder
Deixe um comentário