02.10.2013

Primeira ultrassonografia. “Dormi Mãe”.

Vida de Mãe

A primeira ultrassonografia é um momento único, tenho certeza que é muito especial para todas as mamães. Se você ainda não teve esse dia, prepare-se. É emocionante!

Eu estava muito ansiosa na minha primeira ultrassonografia, parecia muito surreal o que eu estava vivendo. Cheguei achando que a médica ia virar pra mim e falar: “Não tem nada aí não!” Juro, me preparei pra isso.

Até que ela colocou o aparelho de ultrassonografia em mim e soltou um “Opa!”.

Opa? Ai meu deus, Opa pode ser tanta coisa… Já falei logo: “Opa, o quê? Fala logo, não me esconde nada!!!” Ela riu e disse “Calma, opa porque já estou vendo várias coisas”.

E eu “Coisas boas?” – já perguntei logo. Ela: “Coisas ótimas!” Já pensei: “Ai meu deus, são dois!” kkkkk É tanta coisa que passa na nossa cabeça, uma confusão de sentimentos que deixam a gente atordoado, né?!.

Ela foi mostrando e explicando um monte de coisas, o ovário direito, o ovário esquerdo, mostrou que tenho ótimas glândulas para gestação, parará…pororó…tanta informação que não dá nem pra assimilar.

Até que ela disse “Esse é o saco gestacional!” Silêncio. Acho que chegou a hora!

Um círculo preto que conforme ela ia mexendo o aparelho aparecia uma coisinha dentro branca, uma coisa minúscula! E a frase tão esperada “Aí está o seu bebê!” Ãh?!?!?

Meu Deus doutora “Esse é o meu bebê?” e continuei “Esse grãozinho miúdo boiando no meio do nada?” Ela deu uma pausa e disse “Sim, e ele tem 2,8 milímetros” uma outra pausa.

Eu e Raoni, meu marido, falamos no mesmíssimo tempo – como se tivéssemos ensaiado – “2,8 milímetros???”

E ela rapidamente disse “E olhem só, esse serzinho com menos de 3 milímetros já faz esse som” e soltou um barulho alto tutum tutum tutum tutum. Não consegui esboçar mais nenhuma reação ou pronunciar qualquer palavra. E parece que o Rao também não, pois a doutora riu e disse “Eu tinha que estar filmando vocês. Vocês estão congelados. Os dois de boca aberta iguaizinhos”

Que choque! Aquele mini ser já tem um coração que pulsa e faz aquele estrondo? Que coisa mais emocionante! O som do coração daquele ser que estava dentro da minha barriga era tão forte e alto que o mundo parou naquele momento por alguns instantes e ficamos ali preenchidos por ele.

Caramba!!! “Antes de tudo nós somos um coração!” E lá estávamos boquiabertos com o nosso filho que era um pontinho branco no meio da imensidão com um coração pulsante no meio.

Fomos embora da clínica e a nossa sensação era completamente diferente de quando a gente entrou. Agora era concreto! Vimos o nosso bebezinho de 2,8 milímetros de puro coração.

Vi e revi mil vezes o vídeo da ultra, parecia uma louca rindo e chorando vendo o nosso pontinho branco boiando na imensidão…Parecia coisa de maluco…E é!

Dormi com a imagem do nosso filho na cabeça. Dormi MÃE!

 

ultra

ultra_3

Essa é a minha ultra de quando eu tava com aproximadamente 3 meses.

 

Fernanda Rodrigues
Comentários no Facebook
20 Comentários
  1. Blog da Marcieli 02/10/2013 | 09:42

    Fer, estou de 4 meses que confesso que o até agora, o momento mais emocionante foi quando ouvi o coração da minha bebê pela primeira vez. Nem a emoção de quando eu descobri o sexo do bebê foi tão intensa quanto a de ouvir o coração. Eu estava de 8 semanas e nem imaginava que daria para ouvir. Como você disse, era “apenas” um pontinho branco flutuando. É um som lindo, único e que eu jamais vou esquecer. Bjs. http://www.blogdamarcieli.com

    Responder
  2. Thamires 02/10/2013 | 10:21

    Que emocionante Fernanda!
    É um amor sem explicação né? Uma paz que deve sentir e felicidade sem tamanho!
    Deus abençõe sua família sempre!!!

    Responder
  3. Cristianne 02/10/2013 | 10:50

    Bom. A minha primeira ultra poderia ser melhor, mas não foi porque eu estava realmente muito tensa. Em pânico mesmo. Era medo de tanta coisa… medo do neném estar na trompa de novo, de estar mortinho… Eu só comecei a relaxar quando a médica foi falando “olha aqui o seu neném, e ele já está na casinha dele”. E eu perguntei: “na trompa?” Vendo o meu nervoso ela já começou a me falar o tamanho, a semana (7ª aproximadamente) e se ão me falha a memória ela me mostrou o batimento cardíaco do neném.

    O motivo do meu pânico é que em Jan de 2008 eu tive uma gravidez tubária depois de 8 anos tentando e fui naquela ultra totalmente desarmada e tomei aquele banho de água gelada quando o médico disse pra corrermos pro hospital porque ainda dava pra me salvar.

    Responder
  4. Bianca 02/10/2013 | 11:28

    Olá!

    Minha primeira ultra foi bem complicada. Eu tive um sangramento e tive que correr pro hospital. Quando fizeram a ultra, eu estava com poucas semanas de gravidez, só deu pra ver o saco gestacional, nem deu pra ouvir os batimentos cardíacos.

    Na segunda foi que ouvi o coraçãozinho da minha filha. Foi bastante emocionante.

    Adicionei vocês no meu Blog.

    Beijos.

    Responder
  5. Luciana Silva 02/10/2013 | 12:46

    Que descrição linda.fiz a primeira ultra com 4 semanas, tinha 4, 9 mm, mas nao tinha batimento ainda.Farei agora de novo com 6 semanas. Será que é normal? Meu médico disse q era muito cedo pra ter batimento. Bjo

    Responder
  6. Pat Salgado 02/10/2013 | 18:06

    Infelizmente a minha primeira USG não foi agradável.
    Assim como você, fui cheia de medos e expectativas. E a médica que me atendeu naquele dia tão sonhado e esperado, acabou com tudo. Primeiro, disse que não estava encontrando nenhum saco gestacional, e se eu tinha certeza que estava grávida (Hã?). Disse a ela que o exame de sangue havia dado positivo, mas como ela não estava encontrando, que procurasse então nas trompas, para descartarmos uma gravidez tubária!!! Depois disso, achou o saco gestacional no utero (como deveria estar) mas a mesma dizia estar vazio!!! Devo ter feito uma cara de “encontra meu filho se não te mato”, que em uma “última tentativa”, eis que a Doutora encontrou até o coraçãozinho batendo. Te confesso, que nem depois de ouvir o coração do meu bebê consegui me sentir feliz, tamanho o “estrago” que esta médica nos causou!!!
    Mudamos de médico, e todas as outras foram maravilhosas!!!
    Bjs

    Responder
    • Cheguei ao Mundo 16/10/2013 | 10:18

      Oi Pat, nossa que falta de sensibilidade da médica. Obrigada por dividir sua experiência com a gente.

      Beijos!!

      Responder
  7. Érika 23/01/2014 | 14:40

    Realmente é um momento único e emocionalmente. Pra falar a verdade antes de fazer o ultra-som só me sentia grávida, mas depois que fiz e vi aquele coração batendo mais rápido que uma escola de samba, me senti mãe. É tudo tão mágico! Fiz com 9 semanas, agora farei o próximo no dia 3 de fevereiro, estarei na 13 semana e estou aqui torcendo pra que dê para ver o sexo.

    Responder
  8. Jessica Ines 23/04/2014 | 18:55

    Nossa lindo mesmo hoje fiz a minha primaeira ulta estou com 14 semanas meu bebe e lindo maravilhoso . realmenmte estou sentido uma emoção unica e como a minha ficha caiu nesse dia posso grita Sou a mulher mais feliz do mundo.

    Responder
  9. Taysa 18/08/2014 | 15:23

    Descobrimos nossa gravidez há quase 1 mês… meu primeiro beta deu negativo, fiz outro só depois de um mes do primeiro beta, aí deu o tão sonhado positivo, na hora fiquei imóvel sem reação nenhuma, chorei e ri ao mesmo tempo! Agora estou iniciando a 15ª semana… ainda não fiz nenhuma ultra, mas vou marcar logo, pois tenho consulta dia 01/09 com meu obstetra… estou tão ansiosa… Depois conto como foi… beijos

    Responder
    • Cheguei ao Mundo 18/08/2014 | 22:23

      Parabéns Taysa!!! Depois conta pra gente como foi a primeira ultra!
      Muitas felicidades e saúde pro seu bebê.
      bjsss

      Responder
  10. Carla 21/10/2014 | 00:18

    Estou ansiosa demais…o médico passou pra mim a minha primeira Ultrason …..

    Responder
  11. […] e fez ou está para fazer o primeiro ultrassom. Aliás, já falamos sobre primeiro ultrassom aqui, no texto da Fê sobre sua experiência super emocionante desse […]

    Responder
  12. Marianne 16/12/2014 | 14:36

    Olá Fernanda! Hoje eu fiz minha primeira ultrassonografia, e senti uma emoção parecida com a que você descreveu no texto. Realmente eu fiquei impressionada como um bebêzinho de apenas alguns milímetros já tem o coraçãozinho batendo! Adorei essa emoção, é muito bom!!

    Responder
  13. Rhanna Pimentel 16/01/2015 | 10:30

    Não estou grávida, não sou mãe, e não entendia de modo algum como apenas um “barulho”podia causar assim tantas emoções e transformações em uma pessoa. Porém semana passada minha amiga me convidou para assistir a ultra com ela… e NOSSA! CARAMBA! Não é que o som do coração do bebê tem realmente um poder incrível, inclusive o de fazer com que as lágrimas escorressem dos meus olhos (sem que eu pudesse ter um controle sobre isso), mesmo não sendo eu a mamãe. Depois disso depoimentos como o do seu texto e os de alguns comentários acima sempre me emocionam. É um momento realmente único, quase mágico.

    Responder
  14. Taissa Andrade 08/04/2015 | 21:45

    Gostaria de saber quanto as semanas, é possivel dizer que quando na ultrassonografia aparece que uma pessoa está de 5 semanas + 4 dias, é o equivalente a 3 semanas (21 dias) + 4 dias e o embrião tem no minimo 25 dias? (menos que isso não ne?) Na ultra ja apareceu SG . 13mm V.V. e o embrião com 2.4 mm e batimentos cardiacos… Quantos dias após a fertilização o embrião começa a ter batimentos cardíacos?

    Responder
  15. Rutchele 22/10/2015 | 12:12

    Tou louco, pois fiz minha primeira ultrasson e não consegui ouvir os batimentos cardíacos do meu bebe, e estou cm 8 semanas

    Responder
  16. Priscila 07/01/2016 | 03:21

    Fernanda, estou com 7 semanas de gestacao (pela primeira vez) e estou lendo seu blog há aguns dias. Me impressionei com o seu depoimento, pois comentei exatamenfe a mesma coisa com meu marido há 1 semana, quando fiz o us e vi o coracao batendo. Foi a primeira noite que dormi realmente me sentindo mae! E alem disso…sou medica e nunca tinha parado para pensar que nossa vida comeca com um coracao batendo! Quando eu fiz o us há 1 semana atras, foi como se eu tivesse um insigth num divã! Realmente é muito emocionante ver esse comecinho de tudo. Parabens pelo seu blog! Estou adorando!!

    Responder
  17. Gerlane 28/07/2016 | 20:47

    Ola meninas fiz uma ultra onttem vi o feto mais nao ouvir o coracao bater e esrou com 9 semanas e 2 dias e normal isso? To com muito medo. Ja chorei tantoo

    Responder
    • Gih 28/10/2016 | 22:28

      Olá Gerlane, minha situação é igual a sua. Sua gravidez está tudo bem? Como foi depois dessa ultrassom?

      Responder
Deixe um comentário