Bebês, Cuidados Diários, Saúde

16 dicas para ajudar seu filho a largar a chupeta

Como fazer nosso filho largar a chupeta? As crianças precisam de apoio no momento de deixar de lado a chupeta. E cabe aos pais comandar o processo para que seja o mais natural e o menos traumático possível.

Do zero aos dois anos de idade, as crianças estão em pleno desenvolvimento e no que chamamos de fase oral. Nesta idade, elas descobrem o mundo com a boca, levando os brinquedos, a chupeta, enfim, experimentam tudo. Isso ocorre muito pelos dentinhos estarem incomodando também, mas acima disso, é uma fase muito importante de sucção.

E a chupeta é considerada um objeto de transição, que consegue acalmar os pequeninos e trazer segurança emocional pra eles. Porém, quando a criança vai crescendo, a chupeta pode comprometer a dentição e o desenvolvimento da fala.

Por isso, até no máximo 3 anos é indicado retirar a chupeta do seu filho, sempre com muita calma, paciência e cuidado. Nunca faça essa retirada de forma brusca.

Vejam várias dicas importantes da psicóloga e consultora de sono Betina Haubrich.

1.Reduza o tempo da chupeta, espaçando o tempo e depois direcionando o uso apenas para dormir. Faça isso de forma gradual.

 

2.Retire a chupeta da boca da criança com cuidado logo que ela durma, mas avise que fará isso antes dela dormir. E que deixará ao lado dela, caso precise.

 

3.Converse muito, mostre que a criança está grande, que não precisa mais de chupeta, que pode receber um abraço, por exemplo, quando está triste ou com medo.

 

4.Mostre os dentinhos no espelho, explicando que eles podem ficar tortos caso continue a usar a chupeta. Leve a criança ao dentista para ele avaliar e explicar.

 

5.Entregue para o Papai Noel ou o Coelho da Páscoa, mas com a criança querendo e não sendo forçada para isso.

 

6.Quando as chupetas começarem a estragar, não compre outras. Diga que só tem mais duas chupetas, por exemplo, e que se quiser, deverá cuidar delas.

 

7.No momento em que a criança quiser se desfazer da chupeta, evite voltar atrás. Nos próximos dias ela pode mudar de ideia e pedir, mas converse e lembre como foi o processo, que ela não precisa mais. Ofereça um abraço , um colo, uma música ou um passeio, mude o foco, mas sem deixar a criança sem resposta.

 

8.Essas dicas valem para a mamadeira também. E você pode fazer combinações, tentar trocar primeiro pelo copinho. Mostre como você toma, as crianças aprendem muito pelo exemplo. Para quem tem filhos mais velhos essa parte fica mais fácil, pois eles querem acompanhar os irmãos.

 

9.Leia livros sobre esse assunto, isso ajuda a elaborar a forma de agir.

 

10.Trocar a chupeta por comida ou brinquedo não é o ideal. Prefira um passeio bacana, uma história, um momento em família.

 

11. Procure reforçar o lado bom de crescer.

 

12. Não tire tudo ao mesmo tempo, como naninha, chupeta, mamadeira ou fraldas. Prefira fazer a transição de uma coisa de cada vez.

 

13.Vale pensar em uma data e mostrar no calendário o dia de deixar a chupeta.

 

14. Fale para o seu filho tirar a chupeta para falar com você. Explique que não é possível entender quando está com chupeta na boca.

 

15.Acostume a criança a acordar e guardar a chupeta em uma caixinha ou gaveta.

 

16.Sempre elogie seu filho quando ele estiver sem chupeta!

 

Aja sempre com empatia e amor, conversando com seu filho para ouvir os motivos dele para recorrer a chupeta. E prepare-se para ter dias e noites difíceis, mas é importante ser firme com a decisão.

Quando você menos esperar, vai dar certo!

 

Betina Haubrich é Psicóloga e Consultora do sono Infantil Certificada pela International Maternity & Parenting Institute (Internacional) e Instituto Mãe (Nacional). Campo Bom/RS. Contato – Instagram @consultoradosono_betina | (51) 999091741 | betinasonoinfantil.com.br | contato@betinasonoinfantil.com.br

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo