A hora do banho é um momento super importante para estreitar o vínculo com os recém-nascidos, bebês e crianças: a água quentinha, a sensação de relaxamento, os carinhos, a troca de olhares. Para muitos bebês ainda funciona bem para acalmar e seguir para a rotina do soninho.
Bebês e crianças aprendem muito através de atividades sensoriais, e as brincadeiras no banho podem ser educativas. Deixar essa função para o parceiro que não ficou o dia todo com bebê também pode ser legal, pois é um momento de vínculo intenso. No post “ A Hora do Banho” a Fê conta sobre a experiência dela.
Vejam dicas de acordo com cada fase do bebê/criança.
Recém-nascidos
A experiência do banho já traz muitos estímulos, não sendo necessário adicionar novos.
O legal nesta fase é focar na troca de olhares, uma massagem relaxante e muito carinho…
Conforme o bebê for crescendo vale colocar uma música, introduzir um brinquedo (uma esponja costuma funcionar nessa fase), e se divertir com as risadas gostosas que ele irá soltar! :)
A partir dos 6 meses
Quando os bebês estão sentando o banho passa a ser mais divertido, os brinquedos entram totalmente em cena, a bagunça com as mãozinhas e os splashs. Isso ajuda a ter maior entendimento das reações de suas ações.
Brinquedos que boiam fazem bastante sucesso (patos de borracha, barquinhos, pranchinhas de surf), assim como potinhos – para eles encherem e derrubarem água – e livros apropriados para banhos.
Por volta dos 2 anos
Agora o banho pode ser também uma grande bagunça, e um momento de muito aprendizado também. Brinquedos de banho que estimulem o entendimento das cores, números, formatos, vão trabalhar o pensamento, criatividade e coordenação.
E lembrar de nunca (nunca mesmo) deixar seu filho sozinho no banho, nem por um rápido momento.
Mais alguma dica? Como vocês estimulam os pequenos no banho?
[…] CHEGUEI AO MUNDO […]
Nosso Igor esta com 10 meses e, de fato, o banho tornou-se um momento de total descontração. Diferente de quando recém nascido, agora tudo é uma festa. E esses livrinhos para banho com barulhinhos são a salvação para qualquer reclamação… rs.. Adorei o post.