Bebês, Cuidados Diários, Enxoval, To Grávida

Cadeirinha de bebê: O que é o Isofix e como instalar no seu carro

A cadeirinha de bebê do carro é um dos acessórios mais importantes do enxoval, afinal precisamos garantir a mobilidade segura e confortável dos nossos pequenos, seja para levar na creche, na escola, em passeios ou viagens.

Mas vocês sabem instalar a cadeirinha com segurança no carro? Nem sempre é uma tarefa fácil prender a cadeirinha, muitos pais ficam completamente perdidos e inseguros na hora da instalação. Por isso, recentemente um sistema chamado Isofix chegou como uma nova opção e chamou a atenção de todos.

O que é o Isofix? É um sistema com padrão internacional, já adotado na Europa e EUA, que facilita a fixação das cadeirinhas infantis ao banco traseiro dos veículos e aumenta ainda mais a segurança das crianças. Esse é considerado hoje o método mais seguro do mundo por ser menos suscetível a erros de instalação do que a forma tradicional com o cinto de segurança de 3 pontos do automóvel.

A instalação da cadeirinha de carro com Isofix é muito mais prática e rápida, evitando o risco de uso incorreto. Uma pesquisa recente no Reino Unido mostrou que apenas 48% dos dispositivos fixados com o cinto de segurança tiveram sua instalação feita de forma correta, contra 96% daqueles instalados com o sistema Isofix.

Nova regulamentação no Brasil

Com o objetivo de aperfeiçoar os requisitos de segurança para o uso das cadeirinhas e bebês conforto nos automóveis, a Resolução 518 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que todos os projetos de novos veículos brasileiros deverão possuir o sistema de engate Isofix e que, em 2020, a medida valerá para todos os veículos novos que saírem de fábrica ou forem importados no país.

E, com isso, várias marcas como Maxi-Cosi, Infanti, Chicco, Fisher Price, entre outras já vendem no Brasil cadeirinhas e bebê conforto com a fixação Isofix.

 

Como o Isofix funciona:

As cadeirinhas com sistema possuem 3 pontos de ancoragem que se prendem diretamente à carroceria do veículo. São dois conectores Isofix que se fixam nos pontos de ancoragem na base do assento traseiro do veículo e um terceiro ponto, que pode ser uma cinta superior ou uma haste de suporte frontal, que impede que a cadeirinha se movimente em caso de acidente ou freada brusca.

Como instalar a cadeirinha de carro com Isofix

Em primeiro lugar, é necessário verificar se o carro já possui sistema Isofix, consultando no manual de instruções ou direto com o fabricante. As cadeirinhas com Isofix possuem 3 pontos de ancoragem que se prendem diretamente à carroceria do veículo. São dois conectores (ganchos) que se fixam na base do assento traseiro do veículo e o Top Tether, um cinto extra, que também deve ser preso no gancho de ancoragem do veículo. Basta conectar os ganchos diretamente na carroceria do veículo e pronto.

De acordo com Gustavo Arruda, diretor de Marketing do Grupo Dorel (responsável pelas marcas Maxi-Cosi e Infanti), “as cadeirinhas com sistema Isofix se mostram excepcionalmente seguras em testes reais de impacto, por isso devem ser prioridade para os pais no momento da compra, caso o veículo da família já esteja preparado para recebê-la. O sistema reduz significativamente o deslocamento dos dispositivos para transporte de crianças, fazendo com que haja um menor deslocamento da cabeça, pescoço e coluna cervical, reduzindo as lesões em caso de acidentes. Além disso, a instalação do sistema é muito mais prática e rápida do que a instalação com o cinto do automóvel, evitando o risco de uso incorreto”.

Achamos super interessante e importante esse sistema. Muito mais seguro para nossos pequenos, né? Alguém aqui tem carro e cadeirinha com Isofix? Compartilhem nos comentários.

AxissFix Plus – Maxi-Cosi: para crianças de 0 a 18 kg – compre aqui!

 

Bebê Conforto Peeble Plus e eletrônica 2Way Fix Maxi-Cosi:  para bebês de 0 a 13 quilos. – compre aqui!

 

Cockpit Isofix da Infanti: para crianças de 9 a 36 kg. – compre aqui!

 

Encontramos esse vídeo que explica mais sobre a instalação. Vejam:

     

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo