Uma palavra muito usada em inglês para definir a conexão que se estabelece com um filho recém-nascido é bonding, que na tradução seria “ligação”.
Segundo especialistas, é possível que um pai estabeleça o bonding logo no nascimento, mas é muito normal também que esse vínculo paterno não aconteça de imediato nos primeiros dias, porque além da grande responsabilidade que é cuidar do novo bebê, o pai costuma estar as voltas com os cuidados da recém mãe.
Além disso, há ainda os casos de adoção e de afastamento por questões médicas. Por isso, o debate da ampliação da licença paternidade é de extrema importância. No Brasil, empresas enquadradas no programa Empresa Cidadã, oferecem 20 dias de licença paternidade. Para as demais empresas o prazo previsto por lei é de apenas 5 dias.
Como ter esse vínculo paterno, então? A melhor forma para criar essa forte conexão do pai com o bebê é através do tempo que eles passarão juntos. Vejam algumas dicas para os pais:
- Valorize os momentos de toque de pele, através de muito carinho e contato físico o bebê se sentirá mais seguro com a sua presença.
- Converse e cante para ele, de preferência olhando-o nos olhos.
- Brinque com ele todos os dias, recém-nascidos também curtem os momentos de brincadeira.
- Use um sling.
- Leia para ele regularmente, com o bebê bem próximo ao corpo.
- Repita os movimentos e sons emitidos, isso estabelecerá as primeiras comunicações.
- Estabeleça alguns momentos “de vocês”, o banho pode ser uma hora importante e divertida. Repleto de toques, olhares e carinhos. No post “A Hora do Banho” falamos mais sobre isso.
O Sling ou o canguru podem ser usados logo no primeiro mês?