Se o seu filho engasgar você sabe o que fazer para salvar a vida dele? Quando uma criança engasga, os pais costumam ficar completamente desorientados, assustados e sem saber como proceder. Mas episódios de engasgo podem ser muito graves se não forem resolvidos com agilidade.
Outro dia falamos aqui sobre como prevenir o engasgo, lembram? E hoje fizemos esse post super importante para ser compartilhado com pais, familiares e amigos, para que todos possam socorrer e salvar vidas de crianças e adultos em caso de emergência.
Como vou saber se meu filho está engasgado?
Principais sinais:
- Pele azulada ou arroxeada
- Esforço respiratório exagerado
- Movimento de entrada de ar indetectável ou ausente
- Eventual perda de consciência
A obstrução total das vias aéreas pode acontecer, por exemplo, quando a criança está se alimentando e, de repente, mostra-se incapaz de respirar. No caso de um bebê, algo errado está acontecendo se ele acabou de ser amamentado e não consegue respirar. Se a criança estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Deixe seu filho tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas.
O que fazer quando o bebê engasga?
A primeira coisa é tentar manter a calma e ligar imediatamente para o Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193) ou ir até o pronto-socorro mais próximo. Se não houver ninguém por perto, tente desengasgar o bebê por dois minutos e então peça ajuda. A maneira mais eficaz de salvar a vida de seu bebê é por meio da Manobra de Heimlich. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Para bebês e crianças desacordados, menores de um ano, faça as seguintes manobras para desengasgar:
1)Sentado, coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza.
2)Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê 5 tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.
3)Agora, de frente para você, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize 5 compressões usado dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, 4 centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a 2 ou 3 dedos.
4)Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabecinha deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento. Assim que o bebê desengasgar, a primeira reação será chorar.
Vejam na imagem a seguir mais detalhes sobre as orientações. Também encontramos um vídeo do Corpo de Bombeiros de SP com mais informações, assistam clicando aqui.
Arte: Jornal O Tempo
Como desengasgar crianças de mais de 1 ano
No caso de engasgo de crianças com mais de 1 ano de idade, você pode realizar a manobra de Heimlich da seguinte forma:
-
- Posicione-se atrás da criança, abraçando-a em torno do abdômen. (Pode ser que você precise ficar de joelhos atrás da criança para fazer a manobra.)
-
- Segure o punho de sua outra mão e faça compressões contra o abdômen, entre o fim do osso esterno e o umbigo na direção para cima, por quatro vezes. As compressões devem ser vigorosas mas não violentas, para não machucar a criança
-
- Mesmo que a criança se desengasgue e pareça bem, se ela tiver perdido a consciência, mesmo que rapidamente, leve-a ao hospital no mesmo dia.
Quais as principais causas de engasgo em crianças?
Em alguns casos de objeto engolido, ele não obstrui totalmente as vias aéreas, mas ainda assim é preciso levar a criança ao hospital para que ela seja monitorada e para que, eventualmente, o objeto seja retirado com um endoscópio, sob anestesia.
Segundo os especialistas, os principais causadores de episódios de engasgo são:
- Ingerir qualquer líquido estando deitado ou recostado;
- Deitar o bebê após mamar sem ele ter arrotado ou regurgitado;
- Feijão, arroz e pedaços de fruta, como maçã (mas isso não quer dizer que você não deva dar esses alimentos ao bebê — apenas mantenha-se atenta enquanto ele come)
- Bala, chiclete, pipoca, milho, amendoim
- Peças pequenas que se desprendem de brinquedos
- Bolinhas de gude
- Pilhas, baterias e ímãs (especialmente perigosos por poder causar intoxicação e perfuração intestinal)
- Tampas de caneta
- Moedas e botões
- Parafusos
- Balas
Obs.: Nunca tente retirar o possível objeto com suas mãos, ao menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança. O risco é acabar empurrando ainda mais e piorar a situação.
Fonte: Baby Center e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo – “Material Interno sobre Engasgamento”.
Eu tenho dois weblog e também não sei se algum deles chegou
ao nível do seu. Por esse post, imagino que você já tenha
muito ledor.
Essa postagem me fez filosofar sobre muita coisa.
Além do matéria principal que é muito bom, me fez rever a escrita porque
você escreve muito bem.
Nossa que teor legítimo, parabéns por tanta coisa boa e interessante que tem cá.