Bebês, Cuidados Diários, Mamães & Papais

Série Criança Segura: O que fazer para desengasgar uma criança?

Se o seu filho engasgar você sabe o que fazer para salvar a vida dele? Quando uma criança engasga, os pais costumam ficar completamente desorientados, assustados e sem saber como proceder. Mas episódios de engasgo podem ser muito graves se não forem resolvidos com agilidade.

Outro dia falamos aqui sobre como prevenir o engasgo, lembram? E hoje fizemos esse post super importante para ser compartilhado com pais, familiares e amigos, para que todos possam socorrer e salvar vidas de crianças e adultos em caso de emergência.

Como vou saber se meu filho está engasgado?

Principais sinais:

  • Pele azulada ou arroxeada
  • Esforço respiratório exagerado
  • Movimento de entrada de ar indetectável ou ausente
  • Eventual perda de consciência

A obstrução total das vias aéreas pode acontecer, por exemplo, quando a criança está se alimentando e, de repente, mostra-se incapaz de respirar. No caso de um bebê, algo errado está acontecendo se ele acabou de ser amamentado e não consegue respirar.  Se a criança estiver tossindo ou com ânsia de vômito, é boa notícia: as vias aéreas não estão totalmente bloqueadas. Deixe seu filho tossir. Tossir é o método mais eficaz de desimpedir as vias aéreas.

O que fazer quando o bebê engasga?

A primeira coisa é tentar manter a calma e ligar imediatamente para o Samu (192) ou Corpo de Bombeiros (193)  ou ir até o pronto-socorro mais próximo. Se não houver ninguém por perto, tente desengasgar o bebê por dois minutos e então peça ajuda. A maneira mais eficaz de salvar a vida de seu bebê é por meio da Manobra de Heimlich. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Para bebês e crianças desacordados, menores de um ano, faça as seguintes manobras para desengasgar:

1)Sentado, coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza.

2)Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê 5 tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.

3)Agora, de frente para você, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize 5 compressões usado dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, 4 centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a 2 ou 3 dedos.

4)Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabecinha deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento. Assim que o bebê desengasgar, a primeira reação será chorar.

Vejam na imagem a seguir mais detalhes sobre as orientações. Também encontramos um vídeo do Corpo de Bombeiros de SP com mais informações, assistam clicando aqui.

 

Arte: Jornal O Tempo

 

Como desengasgar crianças de mais de 1 ano

No caso de engasgo de crianças com mais de 1 ano de idade, você pode realizar a manobra de Heimlich da seguinte forma:

    • Posicione-se atrás da criança, abraçando-a em torno do abdômen. (Pode ser que você precise ficar de joelhos atrás da criança para fazer a manobra.)
    • Segure o punho de sua outra mão e faça compressões contra o abdômen, entre o fim do osso esterno e o umbigo na direção para cima, por quatro vezes. As compressões devem ser vigorosas mas não violentas, para não machucar a criança
    • Mesmo que a criança se desengasgue e pareça bem, se ela tiver perdido a consciência, mesmo que rapidamente, leve-a ao hospital no mesmo dia.

Quais as principais causas de engasgo em crianças?

Em alguns casos de objeto engolido, ele não obstrui totalmente as vias aéreas, mas ainda assim é preciso levar a criança ao hospital para que ela seja monitorada e para que, eventualmente, o objeto seja retirado com um endoscópio, sob anestesia.

Segundo os especialistas, os principais causadores de episódios de engasgo são:

  • Ingerir qualquer líquido estando deitado ou recostado;
  • Deitar o bebê após mamar sem ele ter arrotado ou regurgitado;
  • Feijão, arroz e pedaços de fruta, como maçã (mas isso não quer dizer que você não deva dar esses alimentos ao bebê — apenas mantenha-se atenta enquanto ele come)
  • Bala, chiclete, pipoca, milho, amendoim
  • Peças pequenas que se desprendem de brinquedos
  • Bolinhas de gude
  • Pilhas, baterias e ímãs (especialmente perigosos por poder causar intoxicação e perfuração intestinal)
  • Tampas de caneta
  • Moedas e botões
  • Parafusos
  • Balas

Obs.: Nunca tente retirar o possível objeto com suas mãos, ao menos que você consiga vê-lo ao abrir a boca da criança. O risco é acabar empurrando ainda mais e piorar a situação.

 

Fonte: Baby Center e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo – “Material Interno sobre Engasgamento”.

 

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
 
3 Comentários
  1. mulher de programa de goiania  31/05/2021 | 11:34

    Eu tenho dois weblog e também não sei se algum deles chegou
    ao nível do seu. Por esse post, imagino que você já tenha
    muito ledor.

  2. AcompanhantesGoiânia  30/10/2021 | 17:54

    Essa postagem me fez filosofar sobre muita coisa.
    Além do matéria principal que é muito bom, me fez rever a escrita porque
    você escreve muito bem.

  3. Gatas de Goiânia  30/11/2021 | 08:42

    Nossa que teor legítimo, parabéns por tanta coisa boa e interessante que tem cá.

Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo