Educação dos Pequenos, Mamães & Papais

8 dicas pra amenizar o ciúmes de irmãos e crianças

O ciúme é uma emoção que pode entrar discretamente na vida do seu filho. O sentimento pode surgir entre irmãos, amigos, com os pais ou colegas de escola. Muitas vezes, uma coisa simples como uma bicicleta nova do amigo pode provocar ciúmes em uma criança.

Vejam oito dicas importantes para amenizar o ciúmes entre irmãos e amigos da nossa parceira psicoterapeuta de crianças e adolescentes, Mônica Pessanha.

Por que as crianças brigam por ciúmes?

Os pais sempre me perguntam o que leva a criança brigar com os irmãos. Muitas coisas diferentes podem causar esse comportamento. Mas quase sempre irmãos experimentam algum ciúme ou acabam entrando em competição em algum momento. Vejam alguns fatores que podem influenciar a frequência com que as crianças brigam:

– Necessidades em crescimento. É natural que as necessidades, ansiedades e identidades em mudança das crianças afetem como elas se relacionam umas com as outras. Por exemplo, os bebês são naturalmente protetores de seus brinquedos e pertences, e estão aprendendo a afirmar sua vontade, o que eles farão a cada passo. Portanto, se um irmãozinho ou irmã bebê pegar o brinquedo da criança, a criança mais velha pode reagir agressivamente.

As crianças em idade escolar muitas vezes têm um forte senso de justiça e igualdade, por isso podem não entender por que os irmãos de outras idades são tratados de forma diferente ou sentem que uma criança recebe tratamento preferencial. Os adolescentes, por outro lado, estão desenvolvendo um senso de individualidade e independência, e podem se ressentir de ajudar com as responsabilidades domésticas, cuidar dos irmãos mais novos ou até mesmo ter que passar tempo juntos. Todas essas diferenças podem influenciar a maneira como as crianças brigam umas com as outras.

– Personalidade da criança. A personalidade das crianças – incluindo humor, disposição e adaptação – e suas personalidades únicas desempenham um grande papel na maneira como eles se dão bem. Por exemplo, se uma criança é descontraída e outra é facilmente abalada, ela pode entrar nela com frequência. Da mesma forma, uma criança que é especialmente amorosa e requisita aos pais por conforto e amor pode ser ressentida pelos irmãos que veem isso e querem a mesma quantidade de atenção.

– Modelos dos pais. A maneira como os pais resolvem problemas e discordâncias é um bom exemplo para as crianças. Então, se você e seu cônjuge trabalham com os conflitos de uma maneira que seja respeitosa, produtiva e não agressiva, você aumenta as chances de seus filhos adotarem essas táticas quando tiverem problemas um com o outro. Se seus filhos o veem rotineiramente gritando, batendo as portas e argumentando em voz alta quando você tem problemas, é provável que eles mesmos coloquem esses maus hábitos.

Mas o que fazer para ajudar as crianças a lidarem com o ciúmes?

Embora seja comum irmãos e irmãs brigarem, certamente não é agradável para ninguém em casa. Fica a dica: sempre que possível, não se envolva. Entre apenas se houver perigo de dano físico. Se você sempre intervir, corre o risco de criar outros problemas. Sei que parece difícil, mas queremos construir nos nossos filhos uma personalidade forte e que aprendam a lidar e resolver conflitos. As criança podem começar a esperar sua ajuda e que você dê a eles a solução para tudo. Há também o risco de que ao interver o tempo todo faça parecer a uma criança que a outra está sempre sendo “protegida”, o que poderia gerar ainda mais ressentimento. Da mesma forma, as crianças “resgatadas” podem sentir que podem se safar em outras situações.

Preparei algumas sugestões para te ajudar:

1-Ouça:
Na maioria dos casos, o comportamento enciumado está enraizado no interior. Eles têm uma questão ou preocupação específica por trás de tal comportamento. Converse com seu filho, pergunte e saiba o motivo pelo qual ele está com ciúmes de uma pessoa em particular. Pode haver casos em que seu filho pode ter uma baixa auto-estima e confiança. Ele pode não ter certeza o suficiente sobre seus aspectos positivos, o que pode levá-lo a demonstrar ciúmes em relação a outra pessoa.

2-Leia os Clássicos:
Eu amo o poder das histórias, principalmente das histórias clássicas e das fábulas, porque eles têm muitas mensagens morais transmitidas por entrelinhas, e mesmo que você não enfatize elas, seu filho aprenderá com elas durante os estágios cruciais de seu desenvolvimento. Faça a hora de dormir uma rotina diária de leitura. Monte uma mini biblioteca de contos, vale dá uma olhadinha em Sebos. Livros com uma moral que fale sobre qualidades como ser útil, auto-cuidado e de ter boas intenções em mente. Isso ajudará seu filho a entender que o que ele está fazendo não está certo.

3-Explique usando Exemplos:
Outro grande truque para enfatizar a importância de ter sentimentos positivos sobre todos é se colocar como exemplo. Elogie os outros por seu senso de humor, bom comportamento ou qualquer outra qualidade que eles possam ter. Seja liberal em tais elogios na frente de sua criança. Já falamos aqui no blog sobre a importância dos elogios, vale a pena ler de novo para entender como o elogio na medida certa faz a criança se desenvolver melhor.

4-Ensine seu filho a importância de compartilhar:
As crianças tendem a guardar rancor de outras crianças sem motivo. Se for esse o caso, ensine ao seu filho a importância de compartilhar e cuidar. Isso irá ajudá-lo a sentir-se seguro. Mais cedo ou mais tarde, as crianças estarão curtindo a vida juntas e com tranquilidade.

5-Demonstre amor:
Enfatize o amor e o carinho que você tem pelo seu filho e que ele pode ter durante esta fase de sua vida. Não importa qual seja a razão, a orientação dos pais, juntamente com amor e cuidado, pode sempre consertar as coisas e torná-las mais rápidas.

6-Reforce o comportamento cooperativo:
É uma das maneiras mais simples de amenizar o ciúme nas crianças. Educá-los de uma forma que eles apoiem uns aos outros. Dê a eles os momentos para compartilhar, ajudar e trabalhar juntos e valorizar seus esforços. Eles vão repetir esses comportamentos quando perceberem que você quer que eles sejam assim.

7-Envolva e estimule o relacionamento:
Se o ciúmes for entre irmãos, deixe que o mais velho participe também das escolhas e dos preparativos para a chegada do mais novo. Isso ajudará para que ele se sinta importante, contribuindo com ideias de nomes para o novo bebê, ajudando no enxoval, sugerindo a roupinha que vai usar ou pegando uma fralda para ajudar na troca.

8-Reserve momentos individuais com cada filho:
Um passeio especial só com um filho e outro momento diferente só com o outro também pode amenizar o ciúmes e reforçar a individualidade de cada um.

Mônica Pessanha é psicoterapeuta de crianças e adolescentes, mãe da Mel, uma menina que adora
desenhar, mantenedora das BRINCADEIRAS AFETIVAS (Oficina terapêutica entre mães e filhos(as))
– www.facebook.com/brincadeirasafetivas
Atende no Morumbi – SP – monicatpessanha@hotmail.com /(11)965126887 e (11)37215430

Cheguei ao Mundo
 
Comentários no Facebook
Deixe um Comentário

* Não será divulgado
Anterior
Voltar para a home
Próximo