É normal ter sentimentos contraditórios na primeira vez em que seu filho for ficar com uma babá. De um lado, surge o nervosismo por deixar outra pessoa cuidado do pequeno; de outro, a vontade de sair um pouco sozinha.
Para que essa transição ocorra da maneira mais tranquila possível, listamos aqui algumas sugestões para ajudar tanto as mães quanto os bebês a ficarem bem com a mudança na rotina.
As dicas vieram de especialistas no assunto: o pessoal da Sitly, plataforma online que ajuda os pais a encontrarem a babá ideal utilizando geolocalização. Lançado no Brasil em setembro, o serviço já tem mais de 100 mil usuários cadastrados no País.
Como faço para meu filho ficar bem quando eu não estiver por perto?
É importante que seu filho se acostume a receber cuidados de outras pessoas. E iniciar esse processo relativamente cedo – antes que ocorra a ansiedade da separação – facilita as coisas.
Comece se afastando por períodos curtos, de mais ou menos 15 minutos. Então, gradualmente, aumente esse intervalo. Isso ajuda o bebê a se habituar com esses períodos da sua ausência.
Se possível, peça ao parceiro que dê a mamadeira enquanto você sai de casa (das primeiras vezes, o passeio provavelmente se resumirá a uma caminhada pelas redondezas). Isso também ajuda o pai/parceiro a fortalecer os laços com o bebê. Se o pequeno ainda mama no peito, vale extrair o leite materno e ensinar a criança a bebê-lo usando a mamadeira, pois isso tornará possível passar mais tempo fora futuramente.
Como facilitar a separação?
Não há receita infalível para tornar o momento mais fácil para o bebê, mas esses conselhos podem ajudar:
● Tente não deixar seu filho perceber que você está apreensiva. Com a sua preocupação, o bebê ficará ansioso também;
● Trate as separações curtas como algo corriqueiro. Quando chegar a hora de sair, não fique angustiada nem faça da despedida um momento aflitivo e demorado;
● Garanta que o pequeno está descansado e alimentado antes de você sair. A chance dele ficar incomodado com a sua ausência aumenta se ele estiver cansado e/ou com fome;
● Vale pedir à babá que fique na sua casa durante uma ou duas horas nos dois dias que antecedem a sua primeira saída sozinha. Assim, ela terá tempo de conhecer o bebê e você poderá se certificar de que eles interagem bem;
● Não saia escondida, sem dizer tchau. Mas é melhor garantir que o bebê esteja entretido com um brinquedo, ou em alguma atividade com a babá, quando for a hora de se despedir. Então dê adeus e saia rapidamente.
Lembre-se: você não apenas merece um tempo só seu, mas também precisa dele (os períodos em que fica no escritório não contam). Mesmo as mães que saem de casa todos os dias para trabalhar ainda devem reservar algumas horinhas na semana para se exercitar, ver os amigos ou sair para jantar com o parceiro.