Escolher uma creche/escolinha para o nosso filho é uma super missão – daquelas que parecem impossíveis! A licença maternidade vai acabando, a angústia de ter que se separar do bebê vai aumentando, mas é preciso seguir firme nessa busca.
O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre as opções que estão dentro do seu orçamento. Depois, visite os locais selecionados para avaliar qual oferece mais confiança para você e segurança para o seu bebê.
Conversamos com a coordenadora pedagógica e diretora da Creche Bom Tempo, Heloisa Erlanger, e listamos os principais pontos que você deve ficar de olho. Confira:
Proximidade com a sua casa ou trabalho
Ficar com uma criança horas dentro do carro pode ser um stress. E se você precisar buscar seu filho com urgência por algum imprevisto? Não pense duas vezes: escolha uma creche de fácil acesso, perto do trabalho ou da sua casa.
Equipe
Os principais profissionais de uma creche são: Orientadora Pedagógica, Educadoras, Médica Pediatra, Nutricionista, Lactarista, Psicomotricista, Professores em geral (música, inglês, artes etc).
De acordo com as recomendações da Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil), deve haver:
- Na faixa etária de zero a um ano e onze meses: Para cada grupo de até vinte e quatro crianças, um professor e um auxiliar para cada grupo de até seis crianças.
- De dois anos até dois anos e onze meses: Para cada grupo de até vinte e quatro crianças, um professor e um auxiliar para um grupo de até quinze crianças. E dois auxiliares a partir da décima sexta criança.
- De três anos até três anos e onze meses: Para cada grupo de até vinte e quatro crianças, um professor e um auxiliar para grupo de até vinte crianças. E dois auxiliares a partir da vigésima primeira criança.
- De quatro até cinco anos e onze meses: Para cada grupo de até vinte e cinco crianças, em único espaço físico, um professor.
Estrutura da creche
A creche precisa ser arejada, clara e limpa. Nos berçários, veja se há um berço para cada criança, observe os cuidados com a higiene e a limpeza da cozinha e do lactário. Veja como são as áreas abertas para brincar e se os espaços dos bebês são separados das crianças maiores. O Lactário também deve ter uma área diferente para a preparação dos alimentos dos bebês.
Segurança do espaço
Essa é a hora de ficar bem atento! Todas as janelas precisam ter redes ou grades. O espaço deve ter piso antiderrapante, extintores, quinas e tomadas protegidas, além de produtos de limpeza e objetos perigosos guardados em local de difícil acesso para crianças. Já fizemos um post mais detalhado sobre segurança na creche/escolinha. veja aqui.
Projeto pedagógico
Qual é a proposta pedagógica da creche? Se informe sobre que atividades educativas são oferecidas, como: coordenação, música, percepção, artes e histórias. Tudo isso deve ser desenvolvido através de jogos e brincadeiras que estimulam a socialização e a curiosidade da criança.
Confira também se há acompanhamento da aprendizagem com avaliações e de quanto em quanto tempo são realizadas as reuniões de pais.
Alimentação
Peça para visitar a cozinha, observe a higiene do local. Não deixe de pedir para ver o cardápio, se está de acordo com a alimentação que você aprova.
Indicação
É sempre bom buscar recomendações e indicações de creches e escolinhas que os filhos dos seus amigos gostam e os pais indicam.
Adaptação
A creche deve permitir que você acompanhe seu filho nos primeiros dias. De forma gradativa, você e seu filho conhecem a creche e passam algumas horas juntos no espaço durante 1 semana, até que ele se sinta seguro para ficar no horário normal sem a sua presença.
Confirme se a creche é associada a Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil).
Esse é um momento muito importante para pais e crianças. Estar 100% segura é fundamental!!!
Muito bom a escolhas!!! Precisamos estar vendo muito bem o ambiente de ensino que estaremos escolhendo para nossos filhos!Parabéns!
nossa, não sabia que sua mãe é pedagoga! Acho que quando resolver ter filho, já vou estar PHD rs To te acompanhando por gostar do seu trabalho, mas acabo aprendendo tbm rs
[…] O momento da escolha da creche é super importante, já até tratamos sobre esse tema no post Creche: Como escolher a melhor para meu filho? […]
[…] já postamos uma vez aqui no blog um texto super legal sobre a escolha e adaptação do bebê na creche/escola, quem não leu vale a pena […]